segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fardas da PM são vendidas no Rio sem comprovação de identificação militar



Secretário nacional de Segurança vai criar grupo para analisar formas de controlar venda de fardas da PM


RIO - O secretário Nacional de Segurança, Ricardo Balestreri, anunciou nesta segunda-feira que vai criar em 15 dias um grupo de estudos para analisar as formas de venda das fardas da Polícia Militar no Rio. No domingo, uma reportagem exclusiva do Fantástico , da TV Globo, revelou que é possível comprar uniformes pelo sem qualquer identificação.


- Se nós falarmos dos países desenvolvidos, é praticamente impossível que um cidadão comum compre uma roupa de uso exclusivo de polícia ou de força armada - afirmou o secretário.


De acordo com o telejornal RJTV, da TV Globo, a secretaria de Segurança informou que vai aguardar o resultado do trabalho que será feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, para criar uma legislação para o tema. O presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), Jorge Picianni (PMDB), disse que na terça-feira a Comissão de Constituição e Justiça vai atualizar o texto do projeto de lei que tramita na casa, desde 2007, que pretende estabelecer normas para a comercialização dos uniformes. Na quarta-feira o projeto deve ser votado.


A reportagem do Fantástico mostrou que é possível encomendar camisa, calça, boné e cinto até mesmo pela internet, sem qualquer identificação. O comandante geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte, reconheceu a facilidade na compra e venda de fardas.


- O comércio de fardamento não tem restrições tanto para a compra quanto para a venda. Existe uma legislação que diz que um cadastro deve ser feito pelas lojas que comercializam, mas não há restrições. Qualquer um pode comprar ou vender - afirmou em entrevista ao Fantástico.

Fonte: O Globo

______________________

Na minha opinião o Secretário Nacional de Segurança também deveria regulamentar a padronização dos uniformes das forças policiais (principalmente para não haver vigias usando uniformes parecidos com o da PM e das Guardas Municipais.

Minha sugestão a nível nacional: Cinza para as Polícias Militares; Azul para as Guardas Municipais; Preta para as Polícias Federal e Civil (quando usam); Marrom para os vigias em geral (ou qualquer outra cor que não seja as definidas para as polícias e guardas)

Um comentário:

  1. Como tudo nesse país é regulado por Medida Provisória ou Decreto, que tal padronizar as cores, modelos e itens de fardamentos das Policias Militares, Policia Civil, Policia Federal e Guardas Civis Municipais, o colega acima sugeriu de forma muito boa as cores, é só definir por Medida Provisória ou Decreto e pronto, vejam o exemplo das Forças Armadas !!!, me estranha o fato de termos Guardas Municipais "Camuflados", "Verde Oliva", "Marrom", "Cáqui", "Preto", "Verde Limão", "Laranja New Wave" e outras que não convém citar por se alongar o assunto.

    O Secretário Nacional também poderia contribuir com algo, verificando os sites "nos paises de primeiro mundo" (EUA em especial), qualquer um compra uniforme de polícia pela internet, sem sair da comodidade de sua casa, sabe porquê vendem sem perguntar pra quem e prá quê a farda??? porque o modelo é consumista e capitalista, não leva em consideração a segurança do proprio estado, mas isso é profundo demais para autoridades provincianas de paises subdsenvolvidos do hemisfério sul, temos apenas 500 anos, ainda vamos aprender muito sobre SEGURANÇA PÚBLICA !

    Inspetor Elvis

    ResponderExcluir