Araçatuba/SP - Curso avançado para guardas municipais




Um conjunto de técnicas e conhecimentos aplicados em situações incomuns. Esta é a síntese do treinamento especial que cinco guardas municipais da Secretaria de Segurança de Araçatuba receberam em Araras. Carlos César Coradini, Milton Cícero Roldão de Souza, André Luiz Navarro, Aparecido Gonçalves de Souza e o corregedor de Classe Especial da Guarda Municipal, Arris Alexandro Gologossidis, participaram do curso de “Ações Táticas Operacionais Avançadas”.


O treinamento aconteceu no TORR (Centro de Táticas Operacionais Rapel e Resgate), escola que ministra cursos direcionados exclusivamente para profissionais das áreas de segurança pública e privada em todo o País. “Nossos guardas estão sempre em treinamento porque isso é importante para a prestação de um serviço de qualidade. E qualidade, pra gente, é a segurança dos munícipes”, afirmou o secretário de Segurança Delcir Getúlio Nardo.


Os guardas municipais passaram por diversos treinamentos, como gerenciamento de crises e negociação de reféns, reconhecimento e manuseio de artefatos explosivos, técnicas de busca e varredura em ambientes fechados e abertos. Eles também obtiveram noções de resgate e retirada de ferido ou refém sob fogo e participaram de vários outros módulos, com exercícios diurnos e noturnos, em atividades individuais, em dupla e em conjunto.


Segundo o secretário, existe uma máxima entre os profissionais de segurança que sintetiza o espírito policial: “bom profissional não é o que tem mais armas; é o que está mais bem preparado”, enfatiza Getúlio Nardo. Este lema também é o enfoque que o TORR dá para seus cursos, que primam pelo aperfeiçoamento de técnicas que vão além do uso de armas de fogo, com uma preparação do profissional para diversas situações que pode encontrar no dia-a-dia. O curso aconteceu entre 27 e 29 de março.




Nenhum comentário:

Postar um comentário