Guarda Civil de Salvador passa a ser referência para demais Guardas da Bahia

 

Guarda Civil Municipal de Salvador é referência para outras cidades do Estado pela organização e interação com os demais órgãos de segurança federais e estaduais. 
Em atividade desde 2 de julho de 2008, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) tem se tornado ao longo do tempo, referência para outras Guardas Civis do Estado da Bahia. Frequentemente, a Instituição recebe solicitações e visitas de comandantes, representantes e agentes de diversas cidades interessados tanto na estruturação administrativa, como na estratégia de ação e integração com aos demais órgãos de segurança pública, entre outros assuntos.
Durante o mês de maio, o inspetor geral da GCMS, João Neto, ministrou uma palestra para a Guarda Civil Municipal de Pojuca, com o tema: “Gestão e Aplicabilidade da Lei 13022/2014”. Houve também a visita de agentes da GCM de Lauro de Freitas, do GCM e Diretor da Guarda Civil Municipal de Santa Luz, Jacson Araújo, com o interesse de ver como funciona a Guarda Civil de Salvador, e do Tenente-Coronel Ildiceu Bastos, Subsecretário de Segurança Municipal da cidade de Itabuna, que conheceu as instalações e o funcionamento do Órgão. “Vemos a Guarda Civil de Salvador como um espelho para adequação da Guarda de Itabuna. Só em estabelecer essa parceria já é de grande valia para nós, e quem ganha é a nossa instituição”, expôs.
Durante as visitas, um dos principais objetivos dos representantes é verificar como é feita a regulamentação da GCM.  “De que maneira é formada a corregedoria, a ouvidoria e os demais setores estabelecidos, como também a autorização para o uso de arma de fogo estabelecida em legislação e o treinamento dos agentes para manuseio dos armamentos. Além das ações de prevenção à violência desenvolvidas pelo Órgão, com trabalhos de natureza social e educativa”, diz o diretor geral, Mauricio Lima.
A GCMS também tem evoluído significativamente em estratégias de ações que tem tornado o tempo de resposta às ocorrências cada vez menor, através da Central de Operações (CeOp). Outro ponto importante são os trabalhos integrados com os demais órgãos de segurança. E além da participação das operações, também tem obtido parcerias federais, estaduais e municipais que ajudam em cursos de capacitação. E diante da crescente busca por diversas Guardas Civis Municipais do Estado, a GCMS reconhece o seu papel de líder a nível estadual, e para contribuir com todos os solicitantes, disponibiliza tudo que vem adquirindo com esses parceiros. “Estamos nos colocando à disposição para prestar todo o suporte técnico para todas as Guardas Civis da Bahia. Ficamos honrados em sermos vistos como referência, no que se refere às atividades realizadas pela nossa Guarda Civil, e iremos retribuir todo o apoio que temos dos outros órgãos”, ressalta João Neto.
Com o objetivo de ajudar cada vez mais as instituições, o inspetor informa que está sendo criado um grupo de trabalho, compostos por pessoas técnicas nas áreas jurídica, administrativa, financeira e tecnológica que ficarão disponíveis para esclarecimentos e dúvidas sobre normas de procedimentos, confecção da carteira funcional, termo de referência de viaturas, equipamentos, convênios, etc. “Estamos mapeando todas as Guardas Municipais da Bahia, através do nosso Núcleo de Estatística (Nest), e até o momento identificamos cerca de 200 Guardas Civis Municipais em todo o Estado, além de mais vinte com lançamento de editais. Vamos concretizar essa catalogação, pois queremos ajudar a todos que nos procuram. Sentimos a obrigação de contribuir”, destaca.

Atenciosamente,
Coordenadoria de Relações Públicas - Guarda Civil Municipal de Salvador(71) 99984-2710 (Oi) / 3202-5304Email: guardasalvador@gmail.comSite: www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.brTwitter: www.twitter.com/guardasalvadorFacebook: www.facebook.com/guardamunicipalsalvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário