Guarda Civil e Secretaria de Políticas para as Mulheres assinam novo termo de cooperação





Por Coordenadoria de Relações Públicas – 04.04.2017

Na manhã de  (04), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), através do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, e a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS), através da Coordenadoria de Prevenção à Violência, assinaram um Termo de Cooperação Técnica, com intuito de realizar a Capacitação em Técnicas e Procedimentos de Segurança Cotidiana – Defesa Pessoal, para as mulheres. “A capacitação voltada para a Defesa pessoal das mulheres possibilita ainda mais tranquilidade para lhe dar com situações e problemas enfrentados diariamente”, frisou a secretária Taissa Gama. “Nós desenvolvemos um trabalho de acolhimento e referenciamento de mulheres vítimas de violência. Nosso objetivo não é só capacitar essas mulheres, mas também integrá-las em um movimento que congrega todas as mulheres que são assistidas pela SPMJ”, complementou a Diretora de Política para as Mulheres, Rita Moinhos.

De acordo com o Coordenador de Prevenção à Violência, André Rocha, há uma preocupação muito grande da Guarda Civil com o público feminino. “Contamos com a participação da população nestas ações de enfrentamento à violência. Diversas atividades estarão sendo desenvolvidas entre os órgãos para que possamos oferecer uma capacitação ainda mais completa, em relação às anteriores destinadas para as mulheres assistidas”, disse. Para o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a parceria entre os órgãos demonstra ainda mais atenção do Poder Público Municipal com as Políticas Públicas para as Mulheres. “Com essa cooperação técnica, buscamos além de ampliar os laços entre os órgãos, oferecer um serviço de qualidade à população soteropolitana, já que a parceria prevê capacitações para que os agentes da Guarda Civil possam ampliar o conhecimento teórico e prático de como atuar em situações de violência contra a mulher”, ressaltou.

A cooperação entre os órgãos prevê que a Guarda Civil seja qualificada de forma continuada, pela SPMJ, com abordagens de diversas temáticas. “Nas capacitações serão abordados temas  voltados para educação e as relações étnicos raciais, gênero e diversidade, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, atendimento à mulher em situação de violência e Lei do Feminicídio”, detalhou a Gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Elza Carolina.  Segundo o Inspetor Geral, João Neto, a renovação do Termo possibilita o fortalecimento da integração entre os órgãos e a atividade que a Guarda Civil está se colocando à disposição. “Neste primeiro momento estaremos levando uma capacitação direcionada para as mulheres e no segundo momento poderemos abranger para jovens e adolescentes. Possuímos instrutores qualificados, inclusive com formação em Krav Magá, sendo o nosso objetivo principal levar às mulheres conhecimento de segurança e como não se colocar em situação de vulnerabilidade”, concluiu João Neto. 

Atenciosamente,
Coordenadoria de Relações Públicas - Guarda Civil Municipal de Salvador(71) 99984-2710 (Oi) / 3202-5304
Email: guardasalvador@gmail.com
Site: www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br
Twitter: www.twitter.com/guardasalvador
Facebook: www.facebook.com/guardamunicipalsalvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário