Guarda Municipal participa de curso de Polícia Comunitária




 Por Coordenação de Relações Públicas – 26.09.2016

Agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador encerraram na última sexta-feira (23), o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que tem o objetivo de capacitar agentes das polícias militar e civil, bombeiros militares e guardas municipais, para exercer segurança pública orientada pela filosofia de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização comunitária.

O curso, que tem a carga horária de 40h, foi promovido com intuito de possibilitar aos agentes públicos de segurança e defesa social, além de lideranças envolvidas com segurança pública, a possibilidade de utilizar a doutrina de polícia comunitária para garantir ao máximo a construção da segurança nos espaços urbanos, levando-se em conta os conceitos diretamente ligados ao respeito, à dignidade humana e aos seus princípios da democracia. Tendo como foco as parcerias comunitárias para identificar, priorizar e implementar soluções criativas para o controle e o combate ao crime e a violência, atendendo as especificidades, peculiaridades e realidades de cada comunidade atendida, envolvendo todas as forças vivas da comunidade num esforço integrado e sistematizado para preservação da ordem pública.

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Humano, Elza Carolina, o ponto chave deste curso é a integração entre as forças que compõe o sistema de segurança pública. “O fato de o curso ser realizado com turmas mistas, possibilita trocas de experiências e a identificação de ferramentas que permitam mais aproximação com as comunidades”, pontuou. Para o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Mauricio Lima, a Guarda Civil Municipal tem como principal objetivo ampliar a capacitação de seus agentes, de forma continuada, para garantir uma atuação mais próxima ao cidadão. “O curso de Policiamento Comunitário reflete o nosso pensamento de atuação da Guarda Civil, uma Polícia Cidadã que garanta o apoio direto à população”.
  
Segundo o Inspetor Geral, João Neto, outros agentes passarão pelo curso organizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Ficamos gratos pelo convite da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, que está possibilitando além da capacitação, a interação e possíveis parcerias entre as forças. No primeiro momento tivemos quinze agentes participando do curso, a ideia é que ampliemos o efetivo para as próximas turmas”, concluiu.  

Atenciosamente,
Ascom - Guarda Civil Municipal de Salvador(71) 99984-2710 (Oi) / 3202-5304Email: guardasalvador@gmail.comSite: www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.brTwitter: www.twitter.com/guardasalvadorFacebook: www.facebook.com/guardamunicipalsalvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário