Guardas Municipais da Divisão Florestal participaram de palestra sobre cuidados com o carrapato estrela no ambiente



Nesta semana, Guardas Municipais da Divisão Florestal participaram de palestra ministrada pelo Dr. Carlos Hithoshi Ozhata, gerente da UVZ- Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí.

A palestra teve a duração de quatro horas e aconteceu na Sede da Guarda Municipal de Jundiaí, teve o objetivo de alertar e esclarecer os riscos que o carrapato estrela “Amblyomma cajennense”, oferece para o homem, pois é um transmissor de diversas doenças como a babesiose equina e a febre maculosa. O parasita é encontrado nas sombras e nos locais de passagem do seu hospedeiro, exemplo capivara, cavalos, vacas e em animais domésticos.

As equipes da Divisão Florestal serão multiplicadoras dessas informações e agora passarão a orientar os moradores da região da Serra do Japi, que moram em áreas sujeitas às infestações deste parasita.

A Guarda Municipal orienta, para se proteger e facilitar a visualização dos carrapatos e dos micuins é muito importante que as pessoas, quando entrarem em locais de mato, estejam de calça e camisa compridas e claras, preferencialmente de botas. A parte inferior da calça deve ser posta dentro das botas e lacradas com fitas adesivas. Se possível, evite caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos, a cada duas horas, verifique se há algum deles preso ao seu corpo. Quanto mais depressa ele for retirado, menores os riscos de infecção.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 e 4492-9060.

por Darlei Antonio
foto GM




A publicidade dos atos da administração pública é um princípio estabelecido pela constituição federal, porém, a reprodução das informações e imagem transmitidas é de inteira responsabilidade dos veículos de comunicação.




Assessoria de Imprensa - Jornalistas responsáveis

Luciano Guerino - 9.9263-1488 (MTB 59140)
Darlei Antônio - 9.9569-6476 (MTB 72769)

Nenhum comentário:

Postar um comentário