ARARAQUARA/SP - Guarda Municipal de Araraquara recebe armas não-letais



 Fonte: Assessoria Prefeitura Araraquara
Foto: Sérgio Pierri

A Guarda Civil Municipal de Araraquara recebeu nesse sábado (13) novos equipamentos que irão auxiliar os guardas municipais nas suas funções de preservação e segurança. Foram entregues 25 armas elétricas incapacitantes (não-letais) e capazes de neutralizar sem causar lesão.

O prefeito Marcelo Barbieri explicou durante a solenidade que os recursos, cerca de R$ 400 mil do Ministério da Justiça, foram utilizados também para a compra de três veículos, 25 rádios comunicadores HT e telefones. Além de 15 computadores, impressoras e mobiliário que serão adquiridos.

Para Marcelo, os equipamentos entregues neste sábado representam a conclusão de um grande esforço e de quebra de paradigmas e preconceitos existentes. "O efetivo da Guarda Municipal hoje tem grande responsabilidade e maturidade. Nos últimos anos, não houve incidentes envolvendo a Guarda, o que demonstra o comportamento de alto nível de seus integrantes.

O objetivo dos equipamentos é defender a integridade física de seus membros", disse o prefeito. O secretário de Segurança Pública, Eli Schiavi, explicou que os guardas passaram por um curso de formação exigido pelo Exército Brasileiro para poderem utilizar as armas. "Nossa preocupação é com a conscientização e responsabilização dos guardas. Essas armas só podem ser utilizadas como último recurso e serão disponibilizadas para 25 dos 90 guardas do efetivo".

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Farias, ressaltou que os equipamentos irão dar mais segurança e tranquilidade para que os guardas possam exercer suas funções. Farias também destacou o papel do prefeito Marcelo Barbieri na valorização da Guarda Municipal e no direcionamento correto de sua função, que é a preservação do patrimônio público.

A entrega das armas e equipamentos contou com a presença do tenente Rud Bauer, Comandante da Guarda Municipal de Araraquara; secretários municipais e dos vereadores Edna Martins, Elias Chediek, Adilson Vital e Rodrigo Buchechinha. Durante o evento, foram realizadas demonstrações da utilização das armas em diversas simulações de ameaça aos guardas municipais.

Entre as principais características das armas estão: mira a laser, alcance de até 10 metros, dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental, cartucho com trava de proteção, corte automático da corrente após 5 segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária, e liberação de 40% menos energia em relação às armas importadas, o suficiente para incapacitar temporariamente um indivíduo e com muito mais segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário