
Antes, quero deixar claro que muitos fatos que merecem destaque nos últimos dias ainda não foram devidamente tratados aqui. Peço desculpas, mas eu ainda não havia encontrado o ponto-chave para escrever sobre tantos assuntos. Quando parecia que esse momento havia chegado, eis que compro a revista mencionada acima.
Nesse ínterim, citarei um diálogo entre um jornalista e este que vos escreve ocorrido durante a tentativa de invasão da Prefeitura de São Paulo, no último dia 18/06.
Hora errada para redundâncias
(...) Jornalista: Você está armado?
Resposta: Sim, como você pode ver - a arma (um revólver calibre 38) estava em minha cintura. A pergunta feita pelo jornalista já era, por si só, redundante.
E disse ainda: Todos os que estão aqui possuem preparo para portar as suas armas.
Jornalista: Você acha correto estar armado em uma manifestação como essa?
Resposta: Você acha correto me fazer perguntas nesse momento? Aliás, eu já disse que o comandante da operação ainda não está disponível para conceder entrevistas, e somente ele poderá fornecer todas as informações necessárias.
Jornalista: Espero que o senhor me entenda, pois sou jornalista e estou trabalhando.
Resposta: Eu também - Por sinal, trabalhei nos dois lados dessa conversa.
VEJA AINDA:
- O Cão De Guarda Notícias no Fantástico!
- Guarda Civil Metropolitana: Ato Simbólico de Entrega da Bandeira do Município de São Paulo recuperada em manifestação
- Guarda Civil Metropolitana: renovação de Equipamentos de Proteção Individual - EPI's
- Manifestantes tentam invadir subprefeitura e GCM repele a invasão
- Guarda Civil Metropolitana impede a invasão da Prefeitura de São Paulo - Imagens inéditas!
A busca:
Retornando à publicação da Revista IstoÉ, confesso que adquirir um exemplar não foi tão fácil como imaginei. Saí de minha casa e andei por cerca de trezentos metros até uma banca de jornal... nada. Me dirigi à outra e nada. Resolvi embarcar em um ônibus e cheguei ao centro da cidade. Ufa! Finalmente consegui comprar o meu exemplar.
Ingrata surpresa
Ao folhear a revista procurando pela matéria, e consequentemente a foto citada por colegas, tenho uma decepção: a foto havia sido adulterada. Nela apareço empunhando um cassetete acima da cabeça. Não quero aqui entrar em detalhes quando à empunhadura do equipamento, quero esclarecer apenas que em momento algum essa foto condiz com a realidade. Durante todo o tempo de permanência em frente à prefeitura naquele dia permaneci com a câmera em minhas mãos, como pode ser verificado em várias filmagens de outras emissoras e fotos de outros jornalistas. Dessa maneira, entrarei em contato com aRevista IstoÉ para solicitar uma nota de esclarecimentos quanto à essa falsa publicação.
Imagem adulterada utilizada pela Revista IstoÉ
Veja bem: a questão aqui não é a utilização de minha imagem - como funcionário público, estou ciente que tenho imagem pública - e sim quanto à sua adulteração.
Veja bem: a questão aqui não é a utilização de minha imagem - como funcionário público, estou ciente que tenho imagem pública - e sim quanto à sua adulteração.
A prevalência da Democracia
Fatos assim, por menores que pareçam, colaboram para a desestabilização da Democracia. Por vezes, os mais diversos meios de comunicação citaram despreparo e atos violentos dos policiais envolvidos no controle dos distúrbios civis, fazendo comparações até mesmo ao período de ditadura ocorrido no Brasil entre os anos ‘60 e ‘80.
A prevalência da Democracia passa não só por políticas de segurança pública eficazes, como também por uma nação ciente dos seus Direitos e Deveres e por um jornalismo pautado pela verdade, sem maquiagem ou buscas desenfreadas por matérias sensacionalistas, vide o caso citado no início deste artigo.
Quando quaisquer elementos como esses faltam na equação, quem perde é a Democracia.
Como já disse, entrarei em contato com os editores da revista IstoÉ. Conforme o posicionamento dos responsáveis, tomarei outras providências junto ao advogado que me representa. Também encaminhei o ocorrido ao Setor de Imprensa da SMSU.
Dennis Guerra - Editor O Cão De Guarda Notícias
Mais de onze anos na Guarda Civil Metropolitana; 10 anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Violência, Criminalidade e Prevenção; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU

E-mail encaminhado à Revista IstoÉ em 27/06/2013
"Boa tarde Sr. ****
Nessa tarde entrei em contato com o Sr. **** pelo fone ****-**** para tratar de uma publicação da Revista IstoÉ dessa semana (26/062013 - Ano 37 - N° 2275).
Envio aos senhores o problema encontrado na matéria Especial - A Voz Das Ruasonde, na página 64 foi utilizada uma imagem minha. Sou Guarda Civil Metropolitano (da foto) e a imagem em questão foi adulterada. Em momento algum empunhei o bastão (cassetete) durante a manifestação. Fato é que sou justamente o GCM que aparece fazendo filmagens durante o evento, comprovado por inúmeras filmagens de emissoras de TV.
Desse modo, fica claro que a imagem foi adulterada. Peço que me retornem esse e-mail citando as possibilidades de contornarem esse 'equívoco' que acaba por desmerecer um meio de comunicação tão consolidado como a Revista IstoÉ.
A minha imagem como servidor municipal é pública, mas a alteração dessa mesma imagem constitui objeto de apreciação pelo judiciário.
Além disso, sou editor do Blog O Cão De Guarda Notícias. Sendo assim, encaminharei diversos links com as matérias que tratam do assunto. Peço que visitem e verifiquem que a imagem não reflete a realidade dos fatos.
- http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/06/a-prevalencia-da-democracia-tambem.html
- http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/06/o-cao-de-guarda-noticias-no-fantastico.html
- http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/06/guarda-civil-metropolitana-ato.html
- http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/06/guarda-civil-metropolitana-impede.html
Informo ainda que este e-mail está indo com cópia para o advogado que me representa, assim como para o Setor de Imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo.
Muito obrigado, fico no aguardo!
enviado por Dennis Guerra"
Nenhum comentário:
Postar um comentário