sábado, 20 de abril de 2013
SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central
Iniciativa inédita na cidade visa à integração técnica entre os profissionais das
duas unidades
Será concluído neste domingo (21), o Programa de Cooperação Técnica entre
o SAMU de Itapevi e os maqueiros e motoristas do Pronto Socorro Central. O
curso foi iniciado no último domingo (14) e representa a primeira iniciativa de
integração técnica entre as duas unidades.
O programa é conduzido pelo dr. Marcelo Okamura, coordenador geral do
SAMU Regional Oeste, pela coordenadora de Enfermagem, Edielza Rocha, e
pelos enfermeiros Monica Abrantes e Renato Coimbra.
O treinamento possui um grande diferencial, que é uma abordagem totalmente
realística e prática do atendimento de emergência, simulando diversas
situações, como engasgamento, atropelamento e casos clínicos, como a
parada cardiorrespiratória, uma das principais causas de morte no país.
Luvas Cardiorrespiratórias
Profissionais do SAMU de Itapevi também acabam de adquirir um equipamento
de telecardiologia-ECG, que ficará disponível, em caráter de teste em um prazo
de 30 dias, nas viaturas de suporte básico.
De acordo com o SAMU, o procedimento é realizado pela equipe de
enfermagem. Após o exame, os dados são encaminhados via Internet aos
profissionais instalados no Hospital São Paulo / UNIFESP, que avalia o
resultado do eletrocardiograma e transmite ao médico regulador da Central de
Regulação Médica de Itapevi.
Itapevi é o primeiro município da região Oeste a adquirir este equipamento, já
utilizado pelo SAMU da capital paulista. Segundo a Secretaria de Higiene e
Saúde, com este procedimento, será agilizado o atendimento à população e o
diagnóstico em casos de extrema gravidade.
Visita do Ministério da Saúde
A base do SAMU recebeu a visita de uma equipe do Ministério da Saúde no dia
11. A visita técnica dos representantes do órgão federal serviu para analisar as
condições atuais da unidade regional e, futuramente, buscar alternativas para
melhorias.
O encontro também foi agendado para que o atual dirigente, dr. Marcelo
Augusto Okamura, apresentasse o Projeto de Gestão do SAMU para este ano.
Okamura destacou a colaboração e parceria com instituições privadas para
incrementar a gestão colaborativa que propôs. Essas medidas auxiliam nas
melhorias da execução do serviço emergencial e infraestrutura.
Fotolegenda: Divulgação / PMI
1 – Profissionais do SAMU e do Pronto-Socorro Central durante curso
2 – Dr. Marcelo Okamura apresenta o Projeto de Gestão do SAMU
Atenciosamente,
Coordenadoria de Comunicação SocialPrefeitura de Itapevi
4143-7600www.itapevi.sp.gov.br
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