sábado, 20 de abril de 2013

SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central


19-04 Curso SAMU - Pronto Socorro 1.JPG

Iniciativa inédita na cidade visa à integração técnica entre os profissionais das
duas unidades

Será concluído neste domingo (21), o Programa de Cooperação Técnica entre
o SAMU de Itapevi e os maqueiros e motoristas do Pronto Socorro Central. O
curso foi iniciado no último domingo (14) e representa a primeira iniciativa de
integração técnica entre as duas unidades.

O programa é conduzido pelo dr. Marcelo Okamura, coordenador geral do
SAMU Regional Oeste, pela coordenadora de Enfermagem, Edielza Rocha, e
pelos enfermeiros Monica Abrantes e Renato Coimbra.

O treinamento possui um grande diferencial, que é uma abordagem totalmente
realística e prática do atendimento de emergência, simulando diversas
situações, como engasgamento, atropelamento e casos clínicos, como a
parada cardiorrespiratória, uma das principais causas de morte no país.

Luvas Cardiorrespiratórias
Profissionais do SAMU de Itapevi também acabam de adquirir um equipamento
de telecardiologia-ECG, que ficará disponível, em caráter de teste em um prazo
de 30 dias, nas viaturas de suporte básico.

De acordo com o SAMU, o procedimento é realizado pela equipe de
enfermagem. Após o exame, os dados são encaminhados via Internet aos
profissionais instalados no Hospital São Paulo / UNIFESP, que avalia o
resultado do eletrocardiograma e transmite ao médico regulador da Central de
Regulação Médica de Itapevi.

Itapevi é o primeiro município da região Oeste a adquirir este equipamento, já
utilizado pelo SAMU da capital paulista. Segundo a Secretaria de Higiene e
Saúde, com este procedimento, será agilizado o atendimento à população e o
diagnóstico em casos de extrema gravidade.

Visita do Ministério da Saúde
A base do SAMU recebeu a visita de uma equipe do Ministério da Saúde no dia
11. A visita técnica dos representantes do órgão federal serviu para analisar as
condições atuais da unidade regional e, futuramente, buscar alternativas para
melhorias.


O encontro também foi agendado para que o atual dirigente, dr. Marcelo
Augusto Okamura, apresentasse o Projeto de Gestão do SAMU para este ano.
Okamura destacou a colaboração e parceria com instituições privadas para
incrementar a gestão colaborativa que propôs. Essas medidas auxiliam nas
melhorias da execução do serviço emergencial e infraestrutura.

Fotolegenda: Divulgação / PMI
1 – Profissionais do SAMU e do Pronto-Socorro Central durante curso
2 – Dr. Marcelo Okamura apresenta o Projeto de Gestão do SAMU


Atenciosamente,
Coordenadoria de Comunicação SocialPrefeitura de Itapevi
4143-7600
www.itapevi.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário