SP: policial que cumprir meta pode ter bônus



Efetivo das regiões onde houver redução de crimes será premiado; valores e critérios ainda estão sendo definidos
Ideia é que sejam fixadas metas aos policiais / Eduardo Anizelli/FolhapressIdeia é que sejam fixadas metas aos policiaisEduardo Anizelli/Folhapress
Henrique Beir
Policiais civis e militares de São Paulo que conseguirem reduzir os índices de criminalidade nas regiões onde atuam vão passar a receber bonificação do Estado. A proposta foi apresentada na última quarta-feira pelo secretário estadual da Segurança, Fernando Grella, a comandantes da PM (Polícia Militar) e diretores da Polícia Civil.

A ideia é que sejam fixadas metas de redução de violência. A bonificação poderá ser paga em dinheiro ou em vantagens na hora de concorrer a uma promoção. Ainda não há data definida para o início dos bônus.

O objetivo é motivar o efetivo a combater a violência após a divulgação dos últimos índices da criminalidade. Dados do último bimestre, comparados ao mesmo período do ano anterior, mostram que, na capital, os casos de latrocínio - roubo seguido de morte - cresceram 114%. Os de homicídio doloso - quando há intenção de matar - 15%.

A proposta seguirá para o gabinete do governador, mas já encontra resistência em associações que representam os policiais. Para o presidente do sindicato dos delegados, George Melão, a proposta é uma “vergonha”. “Queremos salários decentes. Temos a segunda pior remuneração do país”.

A associação dos policiais civis informou que “há ferramentas de avaliação mais eficientes, como o número de prisões efetuadas”. Duas associações de policiais militares foram procuradas, mas não se manifestaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário