Inaugurado o Centro de Atendimento Psicossocial para crianças e jovens



Da Redação
A Prefeitura de Cotia inaugurou (3/5) o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), unidade de saúde mental direcionada ao atendimento de crianças e jovens, até 18 anos de idade.
O CAPSi conta com novas instalações amplas e totalmente adequadas para que as crianças possam ter acesso ao acompanhamento médico e psicológico, bem como, participar dos grupos e oficinas terapêuticas, incluindo o atendimento especializado aos pais.

A unidade conta com acessibilidade, banheiros adaptados para os pacientes, além de jogos, brinquedos e materiais pedagógicos necessários para as oficinas terapêuticas.

Para o coordenador da Saúde Mental, Dr. Messias Padrão, a cidade de Cotia vive um grande momento no desenvolvimento de políticas públicas para a saúde mental. Atualmente, o município conta com dezesseis pontos de atendimento em saúde mental, envolvendo desde unidades de saúde até uma unidade de Pronto Atendimento. E, com o CAPS i teremos condições de melhorar muito mais o nosso atendimento, ressaltou o coordenador.

O coordenador destacou que os investimentos são todos municipais, e que em breve a cidade passará a receber recursos do governo estadual e federal. Também a importância das parcerias realizadas com as secretarias municipais, entre outras, com a Secretaria da Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, e da Mulher.

Para a Coordenadora e psicóloga do CAPS Infantil, Maria Cristina Garbini, é fundamental atuar juntamente com a rede de saúde. Vamos dar suporte terapêutico à criança e à família, trabalhando a inclusão do paciente no âmbito escolar e na sociedade de modo geral, buscando desenvolver sua autonomia como pessoa.

Além do coordenador da Saúde Mental, as autoridades municipais destacaram o trabalho realizado pela equipe, que não mediu esforços para que este importante serviço de saúde fosse colocado à disposição da comunidade.

"Não tenho dúvida que esta competente equipe vai prestar um serviço de qualidade às nossas crianças e adolescentes, que passam por sofrimentos psíquicos, sejam eles transtornos leves ou graves", disse Dr. Messias.

O representante do Executivo ressaltou que o tratamento e as ações de saúde mental, que serão realizados junto às crianças e jovens, certamente vão contribuir para que elas tenham um futuro mais promissor e saudável.

As autoridades e coordenadores da saúde mental descerraram a fita inaugural, em seguida todos os convidados visitaram as novas instalações.

Também prestigiaram o evento além das autoridades municipais, funcionários e representantes da sociedade civil.


CAPS Infantil
O CAPSi irá atender crianças e jovens que apresentam algum tipo de sofrimento psíquico, desde transtornos mais leves como fobias específicas, ansiedade de separação, problemas de atenção relacionados à déficit de atenção e hiperatividade, até os transtornos mais graves, como psicoses, transtornos de conduta e autismo.

O CAPSi pretende manter e ampliar ações  intersetoriais, articulando-se com outras estruturas das secretarias municipais. A meta é promover atendimento integral, através de diversas modalidades terapêuticas, tais como tratamento psicoterápico, medicamentoso, psicopedagógico, grupos de orientação familiar, oficinas terapêuticas, reabilitação e educação em saúde.

O espaço é composto de sala para recepção, sala de espera com banheiro para portadores de deficiência, brinquedoteca, cinco salas para atendimento médico, psicológico, psicopedagógico e assistência social, quatro salas para oficinas, sala de enfermagem, cozinha, refeitório, sala de almoxarifado e ampla área externa.

A equipe de multiprofissionais é formada por psicólogos, psiquiatra, enfermeira, pedagoga, assistente social, fonoaudióloga, professora de artes e farmacêutica.

Após a realização do concurso público da saúde, a unidade do CAPSi contará com terapeuta ocupacional, monitores de artes, cultura , esportes e ampliação do número de pedagogos.

O CAPSi fica situado à Rua Valdionor Belloti, 105, Vila Santo Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário