Segurança: Prefeitura de Piaçabuçu anuncia criação da Guarda Municipal


A prefeitura de Piaçabuçu anunciou durante a última semana a criação da Guarda Municipal da cidade que terá um caráter mais ostensivo, com o objetivo de auxiliar as polícias que atuam na defesa da população. O secretário de administração, Ademir Gonçalves, explicou que de imediato a Prefeitura deverá contratar o gerente da Guarda Municipal, que será formada primeiramente por 50 servidores públicos que já atuam como vigilantes ou em serviços gerais.

“Fiquei feliz de estar nesse momento em Piaçabuçu participando dessa importante decisão. Era um sonho do prefeito, dos vereadores e principalmente da população, e todo o projeto vai acontecer a partir de agora”, ressaltou o secretário.

De acordo como o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB) os funcionários serão chamados e treinados para a nova função. “Nossos vigias receberão entre 10 a 20 dias de treinamento e estarão aptos a atuarem na nova função”, pontuou o prefeito.

A Guarda Municipal atuará como corporação uniformizada, com orientação específica para proteção do patrimônio, desde prédios públicos, praças até documentos e obras como bens de valor artístico, histórico e cultural no território do município. Também terá de colaborar no poder de polícia administrativa incluindo trânsito e estacionamento, desde que solicitada. “Eles devem atuar ainda em conjunto com a Defesa Civil na proteção e defesa da população e do patrimônio em caso de calamidade pública”, afirmou Dalmo Júnior.

O efetivo será composto por 50 guardas municipais. A corporação terá um comandante, sub-comandante e um inspetor chefe. A Guarda terá dois carros e duas motos que serão adquiridos em parceria com governo do Estado de Alagoas. “A Guarda vai trazer mais segurança. Só o fato de termos veículos nas ruas, pessoas uniformizadas, mesmo que não tenham a função de proteger as pessoas, que é o papel da polícia, certamente vai coibir vários delitos”, disse o secretário de administração.

A Guarda Municipal também deverá ter, futuramente, extensão de sua atuação nos povoados. “Mais tarde poderemos abrir novas vagas através de concurso público”, salientou Ademir.
Outro projeto de segurança para a cidade, de acordo com o prefeito Dalmo Santana Jr., é de instalação de câmeras de monitoramento nos portais de acesso à cidade e ruas do centro..“Nossa finalidade é auxiliar a segurança pública de forma preventiva. Queremos ser um instrumento de difusão da cidadania para, assim, coibir o crescimento da violência em Piaçabuçu”, finalizou o prefeito.

por Redação com ascom/PMPI


Nenhum comentário:

Postar um comentário