Por volta das 19 horas de sábado (21/01), durante ronda pela Estrada Saturnino Pereira, em São Mateus - zona leste de São Paulo, a GCM avistou cinco caminhões com resíduos sólidos e uma retroescavadeira próximo a um terreno baldio. Os guardas suspeitaram de descarte ilegal e abordaram os motoristas. Nenhum dos condutores dispunha da autorização da LIMPURB para o transporte. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio da Subprefeitura. Os responsáveis foram notificados e serão multados pela Subprefeitura e pela Limpurb.
A população pode denunciar crimes ambientais ligando para o telefone 153 da GCM.
Balanço
A GCM, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, flagrou 998 descartes irregulares de entulhos e lixo na cidade, o que resultou em 2.218 ocorrências, encaminhadas às delegacias ambientais. Também foram efetuadas 735 notificações, destas, 377 na Zona Sul. Os agentes da corporação ainda atuaram na fiscalização dos perímetros ambientais, principais áreas a serem preservadas na cidade, e parques. Foram realizadas 78.959 verificações e rondas nas áreas de risco (em 6.241 regiões). Cerca de 370 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas e encaminhadas para aterros ecológicos da Prefeitura. Os principais materiais de despejo irregular são restos de construção, entulho no geral e resíduos domésticos.
Fiscalização e Campanha Educativa
Desde 03 de outubro de 2011, a GCM iniciou uma campanha educativa de conscientização e de responsabilização, com entrega de folhetos explicativos aos cidadãos, região central, como Praça da Sé, quadrilátero da Casper Líbero, Mauá, Couto de Magalhães e Bom Retiro e nas 31 Subprefeituras. A divulgação teve como objetivo comerciantes, moradores, carroceiros, informando a importância de não jogar lixo nas ruas, inclusive fora dos horários pré-estabelecidos.
Texto: Camila Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário