"SE DIRIGIR, NÃO BEBA"





Entramos na reta final de fim de ano, com a aproximação de datas festivas como a "virada de ano", sabemos que os números de ocorrência aumentam significantemente, pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e somados a irresponsabilidade de algumas pessoas, se vemos ao meio de um caos nacional, no que diz respeito à violência no trânsito ocasionado pelo consumo de álcool, porém o que nos chama á atenção que mesmo sendo um CRIME DIRIGIR SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL, muitas pessoas se sentem a vontade de cometer esse ilícito, pois sentem a falta de fiscalização necessária para coibir a irregularidade, aliada por um sentimento de liberdade, prazer a qualquer custo, se mostrar as demais pessoas...

Pensando nas pessoas que pouco ou nada a ver tem com que prática tal ato criminoso, e que na sua maioria acabam sendo vitimas da situação, sugerimos, á você, tem uma vida tranqüila e regrada, tome como base as seguintes dicas para evitar se envolver em um acidente:

1- Conhecer os pontos cegos do carro. Todos os carros têm pontos cegos, mas a quantidade e a localização deles dependem de cada modelo. Para saber onde estão esses pontos, os retrovisores são essenciais. É preciso ter mais cuidado ainda com carros grandes, já que estes têm ainda mais pontos cegos. Nos veículos mais modernos já existe uma tecnologia que avisa quando algum objeto entra na área cega do motorista.
2- Semáforos. Na mudança de luzes nunca acelerar de imediato. Afinal, sempre tem alguém furando, ou distraído que pode provocar um acidente.
3- Retorno. Sempre fazer com cuidado e olhando para os dois lados. Antes de acelerar olhe para o sentido que irá andar para ver se nenhum objeto entrou na frente do carro.
4- Atenção por onde trafega. É preciso estar atento ao local por onde se anda. Afinal, é preciso respeitar os limites de velocidade, especialmente se estiver próximo de uma área escolar ou residencial.
5- Intersecções. É importante olhar duas vezes para a via ao lado, já que em uma fração de segundo, algo pode mudar.
6- Usar a faixa correta. Mesmo que em muitos lugares os limites de velocidade não sejam respeitados, é bom estar na faixa de velocidade correta. A via da esquerda é a rápida e a da direita a de baixa velocidade. Também é importante escolher uma faixa para ficar e não mudar a todo o momento.
7- Ceder o lugar. A maioria dos acidentes automotivos acontece em baixa velocidade quando um motorista se recusa a dar passagem a outro. A educação ao volante pode prevenir muitas colisões.
8- Manter distância. É bom se acostumar a circular com uma certa distância em relação ao carro da frente. Assim, em qualquer eventualidade há espaço e tempo para reação. Em altas velocidades esta distância deve ser ainda maior.
9- Cuidado com o carro. Uma prática importante é acostumar a manter o carro sempre em bom estado e manter os itens de segurança revisados. Pneus, amortecedores, freios, entre outros, precisam estar em bom estado para não terem seu funciomento comprometido.
10- Conhecer o seu carro. É importante conhecer as propriedades do carro que conduzimos. Isso pode ajudar em diversas situações, como saber aonde fica o extintor de incêndio e o comportamento do veículo em piso molhado.
Como o aumento do consumo de bebidas alcoólicas é exagerado, cruzar com um irresponsável no trânsito não será difícil por isso, quando ver um, avisar as autoridades policiais, para que as devidas medidas sejam tomadas.
No demais caros leitores, fica um vídeo de sugestão. Esta campanha é uma oportunidade para revisitar algumas das imagens que foram gravadas em nossas memórias, lembre-se os muitos milhares de pessoas que foram afetadas pelo trauma rodoviário, proveniente do uso de álcool com uso de direção, resultantes a números assombrosos de vitimados...

Autor: Gcm Dacunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário