quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FALTA INVESTIR E ACREDITAR NA GM MOGI

Cresce o uso de droga em Parque

Passados dois meses após O Diário divulgar que o Parque Municipal Botyra Camorim Gatti havia se transformado em um reduto de traficantes e usuários de drogas, moradores e frequentadores do espaço de lazer voltaram a criticar a prática.

O espaço está localiza do no Centro Cívico, ao lado o Terminal Central, da Estação Ferroviária, da Prefeitura, Câmara e Fórum. Portanto, costuma ser utilizado por um grande número de pessoas que são surpreendidas pelo consumo dos entorpecentes a qualquer hora do dia. Detalhe: a Guarda Municipal tem sede ao lado da área de lazer.

Mesmo com as câmeras de segurança e um posto da Guarda Municipal 24 horas, ambos instalados em março deste ano, os usuários utilizam drogas sem nenhuma preocupação.

"Não são apenas jovens que utilizam drogas e aproveitam a péssima condição de segurança. Adultos e homossexuais são flagrados fazendo sexo naquela espaço. É uma vergonha e já ouvi meninos dizerem que estão no parque apenas para utilizar usar drogas, ‘pois é um lugar’", retratou Rosa, que preferiu não revelar o sobrenome.

Ela se diz revoltada com a impunidade e a falta de segurança aos freqüentadores do Parque.

"O que mais chama a atenção é que o local é no centro de vários prédios públicos. A cada dia está mais normal ver crianças e adolescentes usando drogas, e não é só maconha, cada vez mais cedo. Antes era só à noite, agora é durante a tarde e até pala manhã eu já vi. Além disso, o local esta ficando sujo. Não há respeito com famílias, crianças, pessoas que vão praticar algum exercício, uma vergonha para a Cidade", declarou.

Um guarda municipal revelou que não há como policiar todo o espaço. De acordo com ele, que também não se identificou, no início, mais de seis homens respondiam pela segurança do Parque Botyra, Agora, apenas um atua ali.

"Existem vários pontos de tráfico no local. Eles (usuários) não respeitam a gente e sabem que não serão presos e, se forem, amanhã estão aqui de novo. Precisamos de mais efetivo para diminuir a farra aqui dentro", avisou o guarda municipal.

O tenente-coronel José Francisco Braga, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar , afirmou que haverá um aumento no policiamento a partir de hoje. "Vamos empregar mais viaturas e novos homens. Todo esforço será realizado para evitar novas denúncias de tráfico e uso de drogas no local", garantiu Braga.

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, diz que os jovens sabem que não vão ser presos ou incriminados por serem usuários de drogas ou portar pequena quantidade do entorpecente.

Ele lançou mão das pesquisas que indicam que 20% da população brasileira usou ou já experimentou algum tipo de droga, o que leva a crer que em Mogi, cerca de 80 mil pessoas fazem parte desta estatística. "Os traficantes aproveitam o grande número de pessoas para traficar a droga. Não temos como controlar, são muitas pessoas envolvidas. É um problema de saúde pública. Temos que trabalhar para conscientizar os jovens, como se fez com cigarro, essa é a política correta", explicou.

Ainda de acordo com o Secretário, já está intensificado o trabalho da Guarda e da Polícia Militar. "Todas as semanas há prisões. O grande problema é que, em nosso País, a droga está liberada. Apenas a grande quantidade gera algum tipo de penalidade. Infelizmente é uma política equivocada", admitiu.

enviado por claudio henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário