Segurança será reforçada em Mogi durante Jogos Abertos


Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes de segurança contratados vigiarão Mogi
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Sinalização na cidade foi reforçada para a orientação dos visitantes que começam a chegar nestes dias para as competições que ocorrerão na semana que vem

A segurança será reforçada na cidade nos próximos dias por causa dos Jogos Abertos do Interior. Atuarão a Polícia Militar, a Guarda Municipal e agentes de segurança contratados, além de homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar. No total, serão 196 guardas municipais e 245 policiais militares. Outra novidade é a unidade de videomonitoramento móvel, que será apresentada na segunda-feira e começará a operar durante os jogos.

Além de fazer a segurança nas áreas de competição, equipes do Batalhão de Choque irão fazer policiamento em áreas consideradas críticas no município. "Isso será um policiamento extra para Mogi. As rondas usuais não serão prejudicadas por causa disso", disse o comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga.
"A experiência dos últimos Jogos Abertos de Santos nos mostrou que a tendência é que ocorram furtos. Isso é comum em locais com o acúmulo de pessoas. No entanto, vamos coibir isso", acrescentou.

Para garantir a segurança nos alojamentos dos atletas e nos locais de competição, rondas serão realizadas pela PM. Será reforçada a atenção na região central da cidade e policiais da Atividade Delegada irão ajudar no policiamento. O veículo de monitoramento adquirido pela Prefeitura de Mogi será ligado com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Agentes de segurança também foram contratados para ajudar no policiamento dos jogos. A empresa que venceu a concorrência foi a Padrão. Os funcionários serão convocados segundo a necessidade.



Trânsito
Diversas placas indicando as arenas de competição para os Jogos Abertos do Interior foram instaladas em algumas vias da cidade. Apenas a avenida Cívica ficará interditada por conta da cerimônia de abertura, que ocorrerá no dia 11 de novembro. O palco e as arquibancadas estavam sendo erguidos durante o dia de ontem. Por causa das provas de ciclismo, duas vias serão bloqueadas temporariamente entre os dias 10 e 13.

A sinalização tem como objetivo facilitar a locomoção das delegações que chegarão ao município já neste domingo. O secretário municipal de Esportes, Nilo Guimarães, informou que foi realizado um levantamento para identificar os pontos dos alojamentos e os locais das competições. "Um trabalho da secretaria mapeou as áreas de alojamentos e arenas para fazer mapas para as delegações se localizarem", explicou.

No dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, duas avenidas da cidade sofrerão interdição parcial por causa da prova de ciclismo. No dias 10 e 11, a avenida Castelo Branco, em César de Souza, ficará bloqueada na parte das 6 às 13 horas. Os motoristas poderão utilizar rotas alternativas por dentro do Jardim das Bandeiras. Já nos dias 12 e 13 será a vez da avenida Francisco Rodrigues Filho, na Nova Mogilar, sofrer interdição na altura do número 2.075 até a rotatória de César de Souza. No primeiro dia, o trânsito não ficará liberado das 6 às 13 horas e no segundo das 6 às 17 horas. As pessoas poderão utilizar como alternativa a via Perimetral, a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e a avenida João XXIII.
Além disso, a partir de segunda-feira, 68 mil estudantes da rede pública de ensino entrarão em recesso por virtude dos jogos. As escolas serão utilizadas como alojamento para os 15 mil atletas das 226 delegações que participarão das competições.


GM CLAUDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário