A demora na elaboração do Boletim de Ocorrência e no atendimento, além da maneira rude a quais são tratados pelo telefone 190 foram às principais queixas dos moradores que participaram de mais uma reunião do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Itapecerica da Serra, realizada sempre a 2ª segunda-feira de cada mês. O encontro aconteceu no bairro Parque Paraíso, nesta noite, dia 10 de outubro.
“Quando precisei registrar ocorrência fiquei mais de três horas esperando para a elaboração do B.O. Uma demora grande. O telefone 190 para mim não serve para nada, a moça do outro lado da linha ficava me perguntando coisas ‘sem sentido, nexo’ se alguém tinha morrido. Então quer dizer que a Polícia só virá na minha casa se alguém tiver morrido? Depois de meia hora que fiz a ligação, duas viaturas vieram na minha casa e me deram todo o atendimento necessário e ainda foram educados”, afirmou uma moradora do bairro.
Roubos, furtos aos moradores e comerciantes, empinadores de motocicletas, estupros (violência contra a mulher) por falta, ou pouca iluminação pública nas vias e guinchos que levam veículos estacionados nas ruas durante a noite, também foram temas abordados na reunião.
Um morador antigo do bairro e sempre participativo das reuniões do conselho, falou da importância do registro do B.O e das reivindicações para a vinda de mais policiais civis e militares, além de novas viaturas.
“A cidade deveria ter respaldo maior, receber aumento de efetivo e salário para os policiais. Nós como cidadãos devemos lutar pela melhoria na cidade”, afirmou.
O tenente da polícia militar, Harder explicou que é muito importante as reclamações dos moradores via 190, o registro da ocorrência e as perguntas realizadas pelo telefone da PM. “Com as informações atendemos diretamente aquela situação de forma mais preparada e evitamos com as perguntas feitas pelo policial a existência de trotes, infelizmente comuns ainda. Se, por exemplo, a pessoa está armada, temos um atendimento diferente, se caso ela não estiver ”, explicou.
Por este motivo, o tenente ressaltou que quando o policial (a) questionar o morador, no momento da ligação, é necessário responder com clareza toda a situação. “Quanto maiores forem as informações, elas serão otimizadas, o policiamento será direcionado para o local mais bem preparado, a polícia responderá com mais exatidão e as viaturas serão melhores distribuídas”, finalizou.
Doutor Marcelo Silva, Delegado, afirmou que o registro do Boletim de Ocorrência é importante e precisa ser realizado em qualquer caso. “Com o B.O é possível saber onde o crime acontece com mais incidência, ajuda a polícia a trabalhar com as informações passadas, e acaba trazendo mais policiais para o município, pois os registros vão para as mãos do governador de SP”, frisou. Denúncias anônimas pelo telefone 181 também foram defendidas pelo Doutor Marcelo.
fonte: jornaldanet.com.br
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