A Gama (Guarda Armada Municipal de Americana) anuncia hoje uma operação especial de patrulhamento nos bairros com maior incidência de crimes na cidade. O programa, denominado Gama Protege, será anunciado três dias depois de a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) revelar que o município apresentou alta nos crimes de homicídio doloso, furto, furto de veículos e roubo de veículos no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A ação terá início no Parque das Nações.
A reportagem apurou que o programa também vai combater o tráfico de drogas, por meio de identificação de traficantes e potenciais pontos de distribuição de entorpecentes.
O diretor da Gama, Marcelo Feola, afirmou que a primeira fase vai se concentrar em um trabalho de prevenção, baseado no levantamento das ocorrências por bairro. “O programa começa pelo Parque das Nações. Vamos fazer um trabalho de policiamento comunitário, de prevencionismo. A escolha dos locais será conforme demanda e estatísticas”, afirmou.
ASSALTOS
Como o TodoDia noticiou em novembro do ano passado, a Rua China, principal via comercial do Parque das Nações, foi alvo de uma onda de assaltos. De janeiro a novembro a reportagem contabilizou 16 roubos apenas em estabelecimentos localizados na via.
Feola ressaltou que a operação, que terá início logo após seu lançamento, não tem data prevista para ser encerrada. “Por meio das ações vamos realizar um cadastro e relacionar as áreas mais críticas”, explicou.
O anúncio do programa será feito pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB) e por Feola, às 10h, em frente ao Posto de Saúde do Parque das Nações, na Rua Austrália. “Este é um trabalho que comprovadamente dá resultado”, analisou o secretário de Segurança Pública, Adinei Brochi.
A pasta acompanha o trabalho da Gama e prepara programa de reestruturação na segurança pública, que deve ser votado pela Câmara após o recesso. Os detalhes do Plano Municipal de Segurança ainda não foram divulgados.
Fonte: jornal todo dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário