segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Governo do Estado aponta melhora da segurança em Barueri no 1º semestre



Ocorrências criminais em constante queda em Barueri
Quando comparados o primeiro semestre deste ano com o de 2010, os índices de criminalidade registram queda na cidade de Barueri. A informação consta dos dados publicados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Nos seis primeiros meses deste ano, não foram registrados pelas delegacias de Barueri casos de latrocínio (roubo seguido de morte) ou de roubo a bancos.

Roubos de veículos: menos 31,5%
A redução mais expressiva ficou por conta do indicador de roubo de veículos. De janeiro a junho de 2011 houve queda de 31,5% na modalidade criminal, com relação ao mesmo período do ano passado em Barueri. Os casos de furto de veículos (quando não há emprego de violência ou ameaça) diminuíram em 4,5% no último semestre, e em 15,1% quando confrontado apenas o mês de junho de cada ano.

Os registros de outros roubos (investidas contra comércios, transportes coletivos, residências ou transeuntes) no município retroagiram 18,6% nos primeiros seis meses deste ano. Na comparação isolada entre junho de 2010 e de 2011, a redução é de 32,1%.

As estatísticas semestrais de outros tipos de furto na cidade apontam queda de 16,5%. O último mês de junho teve 26,6% menos furtos do que junho do ano passado.

Homicídios: abaixo do índice ONU
O número de homicídios dolosos em junho de 2011 caiu pela metade em relação ao mesmo mês do ano passado.

Barueri registrou no primeiro semestre a taxa de 4,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, número muito abaixo do índice de 10 casos – considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como violência epidêmica.

O Estado de São Paulo tem taxa de 10,4 por 100 mil pessoas, e o Brasil, 25/100 mil.

Segurança integrada
O avanço da cidade nesta área é resultado dos investimentos e da política aplicados pela Prefeitura de Barueri na segurança pública. “É fundamental destacarmos a ação integrada que o município desenvolve com as polícias Civil e Militar”, ressalta Edson Santos da Silva, secretário municipal dos Assuntos de Segurança (pasta composta pela Guarda Municipal, Defesa Civil e Demutran).

De acordo com o secretário, os números não podem ser traduzidos apenas pela atuação ostensiva dos órgãos de segurança. “O sucesso da redução criminal também está na prevenção primária que a administração municipal promove com investimentos em políticas de inclusão social como saúde, educação, moradia, lazer, emprego e infraestrutura”, comentou Edson.

Nesta direção, a Secretaria dos Assuntos de Segurança aposta na informação como ferramenta no combate à violência e desenvolve vários trabalhos e programas sociais que levam educação e cultura para crianças e jovens de Barueri, como o Festival Musicalizando, Jovens Construindo a Cidadania, Música Instrumental no seu Bairro, Guarda Municipal na Qualidade de Vida do Cidadão Barueriense, Programa Musicalizando, Núcleo de Desenvolvimento Social, Anti-Bullying nas Escolas e outros.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário