quinta-feira, 14 de abril de 2011

GUARDA AMBIENTAL DE SÃO BERNARDO RECEBE NOVAS EMBARCAÇÕES


Guarda Ambiental recebeu quatro novas embarcações e dois veículos. Foto: Divulgação
Guarda Ambiental recebeu quatro novas embarcações e dois veículos. Foto: Divulgação
Com investimento de cerca de R$ 380 mil, equipamentos vão ajudar a coibir crimes ambientais
A Guarda Ambiental de São Bernardo ganhou nesta segunda-feira (11/04) um reforço no combate aos crimes ambientais: um Jeep Troller e uma Pickup S-10, além de quatro embarcações, sendo dois botes e dois jet-skis. A entrega foi feita pelo prefeito Luiz Marinho e pelo secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano. Os equipamentos tiveram investimento de cerca de R$ 380 mil do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do governo federal.

Além de ter 53,7% do território como de proteção aos mananciais, São Bernardo possui 70% do total da área da Represa Billings, daí a necessidade de equipamentos como embarcações e carros especiais - que percorram com facilidade trilhas de terra - para prevenir crimes ambientais. Junto com os novos equipamentos, houve uma ampliação de 32% da frota da Guarda Ambiental.
“Acredito que a nossa guarda é a mais bem equipada do Brasil. Os novos equipamentos qualificam ainda mais o trabalho já desenvolvido em São Bernardo”, comentou Marinho. Com exceção dos novos veículos, a Guarda Ambiental que é parte da GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade, conta com 60 guardas, dois barcos e 17 veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, os novos veículos estão equipados para fiscalizar todos os tipos de terreno. O Jeep Troller conta com caixa de ferramentas, equipamento para manejo e gaiola apropriada para transporte de animais, GPS, e guincho para até cinco toneladas; Já a S-10 tem guincho para quatro toneladas, GPS, macaco hi-lift e cambão de reboque; por último os botes contam com prancha de resgate e GPS/Sonar.

Para o inspetor da Guarda Ambiental, Lindomar Nunes, os equipamentos auxiliam no trabalho de prevenção desenvolvido pela guarda. “São veículos com tração nas quatro rodas e equipados para as mais diversas situações que encontramos nas áreas de manancial. As embarcações, além de auxiliar no patrulhamento desenvolvido na Billings, serão determinantes no trabalho de guarda-vidas dos banhistas no Riacho Grande”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário