De acordo com a nova lei de nº 15.330 (de autoria do vereador Ushitaro Kamia), publicada em 24/11 no Diário Oficial da Cidade, os agentes da Defesa Civil da Capital - que se destacarem nas atividades relacionadas ao órgão e atos heróicos junto à população - serão condecorados com a Medalha de Mérito da Defesa Civil da Cidade de São Paulo.
A homenagem acontecerá todo ano, no dia 24 de fevereiro – Dia da Defesa Civil, em sessão solene convocada pelo Prefeito da Cidade de São Paulo. Junto com a medalha, confeccionada em bronze, o agraciado receberá um barrete, miniatura do diploma correspondente à honraria.
As indicações com justificativa (que devem ser encaminhadas ao Prefeito em exercício até o último dia do mês de dezembro do ano anterior), para o recebimento da homenagem, serão feitas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana – órgão responsável pela Defesa Civil.
O papel da Defesa Civil
A Defesa Civil atua na esfera nacional, estadual e municipal. Na cidade de São Paulo ela está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
É um órgão que planeja ações para prevenir e minimizar os efeitos dos desastres sejam eles naturais ou provocados pelo homem. Quando ocorre uma calamidade o trabalho é assistir a população atingida. “Prevenir é salvar vidas” é o seu lema.
A Defesa Civil atua nas 31 subprefeituras da cidade, além de ter uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A estrutura da Coordenadoria Municipal é composta por 5 coordenações: Geral, Executiva, Ações Preventivas e Recuperativas, Ações de Socorro e Assistenciais e de Busca e Salvamento.
Para apoiar as ações de Defesa Civil foram criados os Núcleos de Defesa Civil, Nudecs, que são pessoas voluntárias capacitadas pelo órgão para atuarem de forma integrada, como agentes multiplicadores.
O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199, pelo qual o cidadão pode solicitar ajuda referentes à deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, acidentes com produtos perigosos ou qualquer desastre provocado pela natureza ou pelo homem que coloque em risco a segurança da população.
Texto: Gláucia Arboleya
Postado por Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Nenhum comentário:
Postar um comentário