As Prefeituras do Grande ABC intensificam o patrulhamento nas cidades para as compras de fim de ano. O objetivo é aumentar a segurança nas áreas centrais e inibir tentativas de furtos e roubos.
A operação fim de ano começa segunda-feira em São São Caetano, 42 dos 403 GCM (guardas civis municipais) serão deslocados para ruas do Centro e no bairro Nova Gerty.
Eles permanecerão em plantões de 24 horas em locais estratégicos até o dia 30 de dezembro. A cidade ainda contará com o apoio do patrulhamento a pé, com pelotão de bicicleta e uma base móvel.
Em Diadema, a partir de segunda, a região central terá presença da Guarda Civil intensificada com rondas nas Praças da Matriz, Castelo Branco, Praça da Moça e Largo do Rosinha.
A operação será feita até o dia 8 de janeiro, de segunda a sábado das 10h às 22h, e contará com guardas a pé, de bicicleta, de moto e com o apoio de viaturas.
Ribeirão Pires informou que a guarda está intensificando o policiamento preventivo na região central com as Romu (Rondas Operacionais Municipais), que acontecem das 14h às 2h. Além disso, em dezembro, os guardas da ronda escolar trabalharão no Centro.
Em São Bernardo, a operação começa na quarta-feira. Serão 14 Guardas Municipais que serão deslocados para aos corredores e regiões de comércio, como as ruas do Centro, Rudge Ramos e Riacho Grande.
"Realocamos guardas neste período para darmos tranquilidade à população na hora de fazer as compras e inibir os furtos, além de Ronda Cidadã. Contamos ainda com a câmara instalada no Paço Municipal que consegue captar parte da região central do comércio, como a Rua Marechal Deodoro. O monitoramento é feito 24 horas", explica o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Domingos Mariano.
A operação acontece até o dia 7 de janeiro das 6h às 22h. Após este horário, as viaturas que atuam na região à noite vão intensificar os corredores onde acontecem as compras.
No sábado, Santo André mobiliza 46 guardas, com suporte de bases móveis, ciclistas, viaturas setoriais, equipes do programas Romu, Romo (Ronda com Motocicleta) e patrulhamento a pé.
As vias que receberão atenção especial até a véspera de Natal, das 9h às 22h, serão as do Centro, como o Calçadão Oliveira Lima, praças do Carmo, 18 do Forte, Constante Rocco, Desembargador Pedro de Toledo e ruas Bernadino de Campos, Itambé, General Glicério, Luiz Pinto Fláquer, Monte Casseros e Eliza Fláquer.
Além das áreas comerciais dos bairros Capuava, Bonfim, Parque Novo Oratório, Cristo Operário, Vila Linda, Vila Luzita.
A Prefeitura de Rio Grande da Serra não tem GCM e a de Mauá não respondeu até o fechamento desta edição.
São Bernardo terá 1.000 guardas em 2011
A meta da Prefeitura de São Bernardo é ter até o fim de 2011 1.000 guardas-civis. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano, a cidade conta com 630 guardas.
"Devido às férias, licenças e escalas, em média, são 150 homens na rua por dia. Até o fim do primeiro semestre, 150 homens terão concluído o curso de três meses e a intenção é recrutar mais no segundo semestre para reforçar a segurança junto as polícias civil e militar", ressalta.
Além do aumento do efetivo, Mariano ressaltou que no próximo ano pretende inaugurar mais inspetorias regionais.
As inspetorias servem para aproximar os guardas da população local, para a prevenção e inibir furtos e roubos de carros, residências e também de pessoas que circulam pelas vias.
Segundo o secretário, duas já estão em funcionamento desde o ano passado. Uma no Riacho Grande, que conta com 35 guardas, e outra no Alvarenga, que atende os bairros Batistini e Demarchi, que conta com 120 guardas.
"Os guardas trabalham nesses locais, por isso, acabam criando contato maior com a região", afirma o secretário, que deve fazer pesquisa par verificar se as inspetorias causaram mudanças nos bairros.
"Vamos pegar dados da policia para ver se a presença dos guardas fizeram diminuir roubos e furtos."
Mariano afirma que a meta é inaugurar no fim de janeiro uma inspetoria no Taboão, que atenderá também os bairros da Paulicéia e Jordanópolis, que terá 100 guardas; uma no bairro Assunção e outra no Rudge Ramos, que atenderá também o bairro Anchieta, com 80 guardas. Além da inspetoria do Centro, localizada na própria sede da guarda.
De acordo com Mariano, a cidade foi dividida em cinco regiões. "Os critérios que usamos foram a população dos locais e os dados criminais fornecidos pelas policias militar e civil. O bairro Paulicéia, por exemplo, concentra mais furto e roubo de residências", pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário