Através de diálogos simples e engraçados entre seis bonecos - os guardas Cadu e Bel, o adolescente problema Vado, o estudante Guto, a amiga Chiquinha e o professor – é transmitido aos pequenos, lições sobre violência escolar e meio ambiente. “É importante esse trabalho desenvolvido pela secretaria de segurança, porque além das crianças se aproximarem da guarda conseguimos de uma forma divertida alertar sobre temas voltados a violência” explica o GM Márcio Acosta autor das peças e um dos coordenadores do projeto.
As apresentações envolvem uma estrutura formada por um cenário móvel, bonecos feitos de esponjas e efeitos sonoros para dar mais emoção e magia às apresentações. A duração é de aproximadamente 20 minutos. A interpretação das falas é executada pelos GMs Silva, Nádia, Neuza, Bernardes e Acosta.
EMEF GENERAL OSÓRIO RECEBEU O TEATRO DE FANTOCHES ESTA MANHÃ
Sentados no chão do saguão da escola General Osório, no bairro Rio Branco, cerca de 230 estudantes, com idades entre 7 e 13 anos, assistiram a apresentação do teatro de fantoches da Guarda Municipal na manhã desta terça-feira, 5.
Em vários momentos, os diálogos entre os bonecos eram interrompidos por gargalhadas e por respostas que os alunos antecipavam aos personagens. Mergulhados na história que abordou o buylling, os alunos interagiram, principalmente, para defender o personagem Guto, que tem suas bolachas roubadas pelo colega de aula Vado. O menino, que tem seu nome originado da palavra Malvado, se utiliza de ameaças para consguir o que quer.
Ao final aplaudiram com fervor, pediram “bis”e ouviram dos GMs a lição que vem agregada ao momento de descontração. "A gente aproveita, soma os esforços para inibir a violência nas escolas, muitas crianças deixam de frequantar a escola em razão dessas situações" explica o GM Acosta. Para a diretora da escola Rejane Lopes é através do lúdico que se consegue interagir melhor com os jovens. “ Esse trabalho não poderia ficar de fora das comemorações da semana da criança, é pedagogicamente muito interessante para inibirmos o assédio moral entre colegas” reforçou.
Esta tarde a equipe da guarda se apresenta novamente na escola General Osório e na EMEI Beija Flor. Amanhã estará na EMEF Nelson Paim Terra e na EMEI Tijolinho.
Publicado em http://www.canoasfacil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário