sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Guarda Municipal faz maratona de apresentações de teatro







Na semana das crianças as escolas municipais de Canoas estão oferecendo atividades especiais. Neste contexto a Guarda Municipal entra com seu teatro de fantoches para oferecer lazer com mensagens sérias aos estudantes. Serão 15 apresentações em nove instituições de ensino tanto da educação infantil como do ensino médio.


Através de diálogos simples e engraçados entre seis bonecos - os guardas Cadu e Bel, o adolescente problema Vado, o estudante Guto, a amiga Chiquinha e o professor – é transmitido aos pequenos, lições sobre violência escolar e meio ambiente. “É importante esse trabalho desenvolvido pela secretaria de segurança, porque além das crianças se aproximarem da guarda conseguimos de uma forma divertida alertar sobre temas voltados a violência” explica o GM Márcio Acosta autor das peças e um dos coordenadores do projeto.

As apresentações envolvem uma estrutura formada por um cenário móvel, bonecos feitos de esponjas e efeitos sonoros para dar mais emoção e magia às apresentações. A duração é de aproximadamente 20 minutos. A interpretação das falas é executada pelos GMs Silva, Nádia, Neuza, Bernardes e Acosta.

EMEF GENERAL OSÓRIO RECEBEU O TEATRO DE FANTOCHES ESTA MANHÃ

Sentados no chão do saguão da escola General Osório, no bairro Rio Branco, cerca de 230 estudantes, com idades entre 7 e 13 anos, assistiram a apresentação do teatro de fantoches da Guarda Municipal na manhã desta terça-feira, 5.

Em vários momentos, os diálogos entre os bonecos eram interrompidos por gargalhadas e por respostas que os alunos antecipavam aos personagens. Mergulhados na história que abordou o buylling, os alunos interagiram, principalmente, para defender o personagem Guto, que tem suas bolachas roubadas pelo colega de aula Vado. O menino, que tem seu nome originado da palavra Malvado, se utiliza de ameaças para consguir o que quer.

Ao final aplaudiram com fervor, pediram “bis”e ouviram dos GMs a lição que vem agregada ao momento de descontração. "A gente aproveita, soma os esforços para inibir a violência nas escolas, muitas crianças deixam de frequantar a escola em razão dessas situações" explica o GM Acosta. Para a diretora da escola Rejane Lopes é através do lúdico que se consegue interagir melhor com os jovens. “ Esse trabalho não poderia ficar de fora das comemorações da semana da criança, é pedagogicamente muito interessante para inibirmos o assédio moral entre colegas” reforçou.

Esta tarde a equipe da guarda se apresenta novamente na escola General Osório e na EMEI Beija Flor. Amanhã estará na EMEF Nelson Paim Terra e na EMEI Tijolinho.

Publicado em http://www.canoasfacil.com.br/site/index.php/component/content/article/27-canoas/312-guarda-municipal-faz-maratona-de-apresentacoes-de-teatro-de-fantoches-

Nenhum comentário:

Postar um comentário