
Na manhã desta terça-feira (21), os vereadores aprovaram na Câmara Municipal de Boa Vista projeto de autoria do vereador Mauricélio Fernandes que trata sobre a criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Grupo Tático Municipal e Ciclo Patrulha na Guarda Municipal. As unidades criadas pelo projeto ficarão subordinadas à Superintendência da Guarda Municipal que, estará subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).
A “ROMU” atuará de modo diferenciado de outras unidades já existentes na Guarda Municipal. Sua metodologia se baseia na prevenção da ocorrência de crime, através do método de palestras em escolas, ou onde se fizer necessário, com temas acerca de noções básicas de prevenção à violência entre alunos, o chamado bulling, segurança para o trânsito, os efeitos nocivos do uso de drogas e de bebidas alcoólicas, entre outros temas, de acordo com a realidade local.
GTAM
O Grupo Tático Municipal (GTAM) – especializado em uso de motocicletas e cães treinados, tem como formação básica a atividade em controle de distúrbio civil e tem, entre as atribuições, a de realizar o patrulhamento motorizado nas vias urbanas das áreas comerciais, prédios e logradouros públicos municipais; policiamento em eventos realizados em praças públicas pela Prefeitura Municipal de Boa Vista; auxiliar as ações das Polícias Militar e Civil, entre outras
Ciclo Patrulha
Já a Ciclo Patrulha, patrulhamento feita com o uso de bicicletas, é um Grupamento da Guarda Municipal que atua diariamente nas ruas de Boa Vista, principalmente nos Bairros mais afastados do Centro da cidade e está sendo criada como objetivo aproximar o Guarda dos munícipes; fazer um patrulhamento mais perto dos cidadãos junto a comunidade, usando a doutrina da Policia Comunitária, que é o povo perto da polícia e a polícia perto do povo, quebrando aquele paradigma que toda polícia é truculenta e violenta; por isso e que o uso das bicicletas em ronda diária permite essa aproximação com os membros das comunidades com os e munícipes em geral. As equipes que atuam na área central devem fazer rondas diariamente nas adjacências do Palácio 9 de Julho (Prefeitura Municipal), Câmara Municipal, Praça de Alimentação, Praça da Bandeira, Camelódromo Caxambu, Avenida Jaime Brasil (centro comercial), no Mirante, na Orla Taumanaou pn, na Igreja Matriz, nos Terminais de Ônibus (Centro e no Caimbé), nas escolas próximo ao Centro, na Praça Ayrton Senna, entre outros locais.
Segundo o vereador Mauricélio Fernandes, A cidade de Boa Vista, conforme as últimas informações do IBGE tem hoje mais de 250 mil habitantes. E, como se vê diariamente na mídia local, dezenas de crimes, desde o furto até o assalto a mão armada, são praticados todos os dias, nos mais diferentes locais.
Ele esclarece que as Polícias Militar e Civil tem um número reduzido de pessoal que as vezes não atende a demanda. Nestes casos, a Guarda Municipal tem atuado com eficácia e eficiência no complemento a questão de segurança urbana e trânsito. “Já não se pode contar apenas com a Guarda Municipal para atender a todos os chamados. Faz-se necessário termos um Grupamento mais bem treinado e equipado para responder à altura o número de delitos praticados”, conclui.
Publicado em http://www.jornaldoradio.com.br/portal/politica/politica-local/1139-camara-aprova-criacao-de-ronda-ostensiva-e-grupo-tatico-para-a-guarda-municipal?sms_ss=twitter
Parabenizo os parlamentares na criação da ROMU,como sendo mais um benefício à população local e também por ser uma resposta imediata ao crime e a ações delituosas....meu elogio também a família azul-marinho que traça em seu contexto o real compromisso com à comunidade...o servir e proteger...
ResponderExcluirSou um integrante do grupamento ROMU de Boa Vista, e estive diretamente envolvido (juntamente com outros colegas GMs)na elaboraçao deste importante projeto, que visa unicamente trazer uma maior sensção de segurança aos munícipes de Boa Vista e garantir a integridade estrututal das instalacões e prédios públicos da nossa cidade. Fiquei surpreso ao ver esta matéria neste blog - que sem bajulação sou um fiel seguidor - muito obrigado ao companheiro GCM carlinho, que esta sempre abraçando as nossas causas. 100% Azul Marinho.Estamos na luta pelo nosso armamento, porém, são várias barreiras, a começar pelo nosso comando que é um Corenel da Polícia Militar, que por exemplo, exige uma consulta popular - que não esta previsto em lei, estatuto do desarmamento- para de acordo com o mesma armar ou nao! Já temos corregedoria, ouvidoria, lei aprovada, convenio com a PF elaborado, no entanto, há sempre alguém puxando o tapete. Um Grande Abraço, GM Guilherme!!!
ResponderExcluir