quinta-feira, 22 de julho de 2010

Guarda Municipal de Barueri fala sobre bullying em palestra especial

clique na imagem para ampliar  
Guardas realizando palestra sobre bullying
Na sexta-feira, 16, o programa Jovens Construindo Cidadania (JCC), da Guarda Municipal de Barueri, falou sobre bullying a 60 alunos do Centro de Apoio ao Aperfeiçoamento Profissional (Projov), na Aldeia de Barueri.

bullying é uma palavra em inglês atribuída ao ato de gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos, principalmente em ambiente escolar, resultando em pessoas com sérios problemas emocionais. Trata-se de um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar e à depressão.

Para apontar os caminhos de como identificar e evitar o problema nas escolas, os guardas mostraram vários eslaides com fotos mostrando atos de agressão e de comportamento; um vídeo sobre o relato de um menino, que foi no programa de tevê Alta Horas (Rede Globo de Televisão), e que ainda sofre com bullying; falaram sobre diversas ocorrências do tipo – entre elas, uma que ocorreu em uma escola envolvendo skinheads e casos em redes de relacionamento na internet; e comentaram noticiários que mostram histórias de pessoas que sofreram esses ataques.

Para o aluno Everton Godoy de Moura, 17 anos, a palestra trouxe conhecimento. “É um assunto que acontece no nosso cotidiano, e essa palestra acrescentou muito, porque eu desconhecia o tema”, comentou.

Já Cristiane Monique Martins, 16 anos, sabe bem sobre esse assunto porque sofreu com o bullying. “Eu soube contornar a situação e falei com os pais da menina que estava me ameaçando. Bem interessantes essas orientações para a pessoa saber lidar com o problema”, relatou.

Para a professora Eliana Cristina de Carlo, o Projov se preocupa em orientar seus alunos. “Nós trazemos assuntos da atualidade e da sociedade, para que nossos alunos fiquem sempre por dentro do que ocorre”, afirmou.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário