sábado, 31 de julho de 2010

BOLETIM INFORMATIVO DA GCM DE RIBEIRÃO PRETO PARTE 02

11-MELIANTE FURTA ÓCULOS NO CENTRO DE RIBEIRÃO PRETO E É PRESO EM FLAGRANTE PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

No dia 20 de junho de 2010, por volta das 23h10min, a viatura da GCM estava em patrulhamento de rotina quando ao passar pela rua Saldanha Marinho com a Rua São Sebastião, no centro da cidade, avistou dois individuos correndo, sendo que o último gritou que havia sido roubado. Os GCM´s foram no encalço do meliante e o deteve em flagrante com o óculos (marca oaklei) de propriedade da vítima. A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial, onde a Autoridade competente ratificou a voz de prisão em flagrante, restituiu a "res furtiva" à vítima e encaminhou o transgressor ao Centro de Detenção Provisória.
Parabéns aos GCM´s J.P.S. e L.C.D.D. que demonstraram profissionalismo e contribuíram para a manutenção da paz social em nosso município.

12-GCM DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DE REUNIÃO DO SISTEMA INFOSEG

No dia 24 de junho de 2010 a Diretora Administrativa GCMF Leocádia participou de reunião sobre o Sistema Infoseg, realizada na Base da Guarda Civil Municipal de Campinas.
 

Na oportunidade obtivemos informações sobre mudanças na operação do sistema, que vão otimizar o aproveitamento desse mecanismo de suma importância para as atividades das Guardas Civis Municipais. Segue abaixo relatório elaborado pela Diretora Administrativa GCMF Leocádia:




RELATÓRIO



Reunião voltada a formação dos servidores municipais que serão responsáveis por acessar a Rede INFOSEG do Ministério da Justiça no Estado de São Paulo. Abertura dos trabalhos com a Sra. Cristina Gross Vilanova – Coordenadora Geral das Ações de Prevenção em Segurança Pública explicando todos os passos para a celebração do Convênio e tirando dúvidas daquelas cidades que já possuem o convênio e tem algum problema.Em seguida o Sr. Reinaldo Las Cazas Ersinton – Coordenador Geral do Sistema Infoseg assumiu a fala e explicou passo a passo todos os processos de cadastramento tanto do órgão quanto dos coordenadores e usuários.

A partir do dia 12 de junho algumas mudanças ocorrerão na página do Infoseg e na forma de cadastramento, porém a principal alteração é que, cada cidade nomeará um Coordenador Administrativo e este passará a fazer o cadastro dos usuários do seu órgão.Outra mudança importante é que os Convênios, que antes tinham validade de um ano, passarão a ter prazo indeterminado.Além de consulta a veículos e indivíduos passaremos a ter acesso à consulta de condutores também, através do nº da CNH.

A partir de julho as consulta serão feitas de forma integrada, onde, através de um ou outro dado digitado, o sistema já apresentará todos os registros que possuir (criminais, condutores, veículos e desaparecidos).

A partir de maio de 2011 será implantada a biometria para a validação de senhas dos Coordenadores Administrativos.

Abaixo relaciono as cidades que enviaram representantes ao encontro:

1. Americana 2. Amparo 3. Arujá 4. Cabreúva 5.Caieiras 6.Campinas 7.Cosmópolis 8.Dracena 9.Embu-Guaçu 10.Estiva Gerbi 11.Guarulhos 12.Indaiatuba 13. Itapeva 14.Itapevi 15.Itaquaquecetuba 16.Itararé 17.Itatiba 18.Itu 19. Jaguariúna 20.Jandira 21.Jundiaí e 22. Leme.
 

Cristina Gross Vilanova (Coordenadora Geral das Ações de Prevenção em Segurança Pública) e Diretora Administrativa GCMF Leocádia


A Rede Infoseg - Tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais. Por meio da internet a rede disponibiliza acessar informações básicas de indivíduos, bem como a integração com qualquer tipo sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores e armas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública e demais áreas.


13-GCM DE RIBEIRÃO PRETO IMPEDE FURTO NA VILA SEIXAS
 
 

No dia 26 de maio de 2010, por volta das 17 h, a vítima G.V.F. trafegava pela rua Lafaiete levando consigo uma sacola que tinha em seu interior seus objetos de valor, seu relógio de pulso. Viu um adolescente que mexia em uma bicicleta , como se estivesse consertando ela, e quando passou por ele, foi abordado e o adolescente lhe disse , "não corra, só quero o dinheiro e o celular". A vítima respondeu que não tinha nada apenas seu relógio de pulso, quando então, temeroso entregou seu relógio. Na sequencia a vítima localizou os GCM´s J.S. e R.S.D. a quem pediu socorro. De imediato os GCM´s atenderam o solicitante e lograram exito em deter o infrator a alguns metros do local da ocorrência. As partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde a Autoridade competente restituiu o relógio à vítima e encaminhou o menor infrator ao Curador da Infância e da Juventude para as providências cabíveis, pela prática de ato infracional - furto.



14-Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto entregou certificados para crianças do Programa Educando para a Vida

354 crianças das escolas Dom Luis Amaral Mousinho e Alfeu Luiz Gasparini receberam certificados. A meta é certificar mais de 600 alunos que participaram do programa neste primeiro semestre de 2010
 
 


Programa visa à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e a valorização dos vínculos familiares


A Guarda Civil Municipal iniciou nesta terça-feira, dia 29 de junho, no Teatro Municipal, a entrega de certificados para os alunos participantes do “Programa Educando para a Vida”. Um total de 354 crianças das escolas Emefem Dom Luiz Amaral Mousinho e Emefem Alfeu Luiz Gasparini receberam certificados. A meta é certificar mais de 600 alunos que participaram do programa neste primeiro semestre de 2010.
 
 


O “Educando para a Vida” é resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD). Direcionado aos alunos de (9 a 11 anos) das 4ªs séries das escolas municipais, o programa vem sendo ministrado desde o mês de março pelos guardas municipais Domingos Fortuna e Ricardo Mendes, também chamados de Agentes de Prevenção.


Segundo André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Civil Municipal, o programa visa à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e valorização dos vínculos familiares, bem como a solução pacífica dos conflitos e a importância do estudo, de pensar antes de agir e falar. “As aulas aconteceram uma vez por semana em cada unidade escolar, durante um período de dois meses, quando os participantes recebem seus certificados”, afirma André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Municipal.

Além da secretária municipal da Educação, Débora Vendramini, também estiveram presentes na solenidade, diretores de escolas, pais, alunos, professores e guardas municipais.

A Guarda Civil Municipal informa que as escolas municipais interessadas em receber o projeto “Educando para a Vida” devem fazer agendamento pelo telefone 3632-4747.

15-Guarda Civil Municipal participou da solenidade alusiva aos 70 anos da 5ª Circunscrição de Serviço Militar

Solenidade comemora 70 anos da 5ª Circunscrição de Serviço Militar. Instituição do Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização das Juntas do alistamento militar e licenciamento. Em Ribeirão Preto, a CSM, em parceria com a administração municipal, ainda participa de eventos, bem como ações solidárias
 


Uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, dia 21 de junho, na Rua Duque de Caxias, nº 1255, no Centro, comemorou os 70 anos da 5ª CSM – (Circunscrição de Serviço Militar). A instituição do Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização das Juntas do Alistamento Militar, Licenciamento e Mobilização no norte e nordeste do estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, a CSM, em parceria com a administração municipal, ainda participa de eventos, bem como ações solidárias.


Comandada pelo Coronel Fábio Antonio Baía Lira, que tomou posse em janeiro deste ano e permanece na função até janeiro de 2012, a CSM conta com um quadro de 50 funcionários e também presta atendimento médico, por meio de convênio para aposentados e pensionistas do Exército, fiscalização e autorização para utilização de produtos químicos.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, que representou a prefeita Dárcy Vera, cumprimentou os 70 anos da instituição que representa o serviço militar e ressaltou a importância das ações prestadas pela CSM no tocante a parcerias com o governo municipal e trabalhos solidários realizados em diversas regiões.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam Francisco Lozzi, comandante do CPI3; Renato Catita, sub-comandante do CPI3; Salvador Loureiro, comandante do 51º Batalhão da PM; Hazime Nakamura, ex-chefe da 5ª CSM; Lindinalvo Almeida Filho, delegado chefe da Polícia Federal de Ribeirão Preto; Jovelino Barbosa, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros; Flávio Camiran, sub-tenente e chefe do Tiro de Guerra, entre outras autoridades civis e militares.


16-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPA DA CAMPANHA PIPA COM CEROL, CORTE ESTA IDÉIA

Meio Ambiente realizou campanha de conscientização contra o uso de cerol. Atividade aconteceu no sábado, dia 19 de junho, das 9h às 13h, no Memorial das Palmeiras, localizado no encontro das Avenidas Jerônimo Gonçalves com Fábio Barreto.
 
 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançou no sábado, dia 19 de junho, em comemoração às festividades do aniversário de 154 anos de Ribeirão Preto, uma campanha de conscientização contra o uso de cerol linhas de pipas. A atividade, de educação socioambiental, foi idealizada pelo Moto Clube Águias de Cristo, e aconteceu das 9h às 13h, no Memorial das Palmeiras, localizado no encontro das Avenidas Jerônimo Gonçalves com Fábio Barreto. No local foram doadas 1.000 “anteninhas” para serem instaladas nas motos.





17-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO APOIOU PELO 3º ANO CONSECUTIVO O PEDALA RIBEIRÃO


Pedala Ribeirão agita domingo com passeio ciclístico e atividades recreativas e culturais.
300 ciclistas percorreram avenidas da cidade até o Parque Luis Carlos Raya, onde se juntaram a mais 800 pessoas para participar de atividades de lazer, sorteios, show e espetáculos teatrais



Vice-Prefeito Marinho Sampaio, Secretaria da Cultura Adriana Silva e GCM´S


A 3ª edição do passeio ciclístico “Pedala Ribeirão” agitou avenidas da cidade no último domingo, reunindo pessoas de todas as idades. O evento, que integra o calendário oficial de atividades o 154º de Ribeirão Preto, foi organizado Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Cultura e Esportes (SME), com apoio da Transerp, Daerp, Guarda Civil Municipal e colaboração Associação dos Lojistas de Bicicleta da cidade.

Para participar do passeio, foi solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados mais de 70 quilos de produtos. Os 300 ciclistas contribuírem com gêneros alimentícios, receberam camiseta do evento, com numeração, e concorreram ao sorteio de três bicicletas e outros brindes, que foi realizado no ponto final do percurso – Parque Municipal Luis Carlos Raya, no Jardim Botânico.

O montante de alimentos arrecadados no “Pedala Ribeirão” foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Município, presidido por Mara Regina Canheo Pereira. O órgão utilizará os produtos na confecção de cestas básicas, para posterior distribuição a entidades cadastradas, ONGs, famílias em situação de vulnerabilidade social, ou casos emergenciais. Participaram do passeio ciclístico pessoas de todas as idades. O comboio de ciclistas foi animado com trio elétrico à frente, trenzinho e contou com dois caminhões de apoio, cedidos pela empresa Arroz Vasconcelos. Percurso e atrações – O percurso do “Pedala Ribeirão” teve em média 6km. Por volta das 9h, o grupo saiu do estacionamento da Câmara, seguindo pelas avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Maurílio Biagi, rua Olderige Margarido, chegando ao Parque Luis Carlos Raya. Na área do Parque, os ciclistas se reuniram a cerca de 800 pessoas que participaram diversas atividades programadas para o espaço – show com banda musical, espetáculo teatral infantil, intervenções circenses, pintura facial para crianças, atividades recreativas e brincadeiras. O “Pedala Ribeirão”, edição 2010, foi patrocinado pelo hipermercado Carrefour, pela São Francisco Saúde e Associação dos Lojistas de Bicicletas de Ribeirão Preto.
 
 

Na foto vemos à frente o Superintendente GCM André Tavares
e os GCM´s Ciro, Adalberto, Cavalcante e Santos

Show Musical no Parque Luis Carlos Raya recepcionou os ciclistas




Na foto vemos (em pé) da esquerda p/a direita os GCM´s Barrozo, Santos, Palaveri, Simões,Ezequiel e o Superintendente GCM André Tavares (agachados) GCM´s Adalberto, Ciro e Cavalcante



18-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO AMPLIA MONITORAMENTO ELETRÔNICO
 
 

Câmera traz uma série de benefícios para a população, no que diz respeito à segurança, defesa do patrimônio público e monitoramento do tráfego




A Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) instalou recentemente uma câmera de segurança na esquina da avenida Jerônimo Gonçalves com a avenida Francisco Junqueira, ao lado do Memorial das Palmeiras. O equipamento, que possui uma abrangência de 360° do ponto onde está instalada, tem por objetivo o monitoramento do tráfego, segurança pública, defesa civil e proteção do patrimônio público.

O monitoramento eletrônico, realizado na Base da Guarda Civil Municipal, permite, além da prevenção da criminalidade, planejamento da Transerp quanto ao trânsito naquela região, assim como alertas à Defesa Civil quando da eminência de enchentes. “Esta iniciativa partiu da prefeita Dárcy Vera, que nos solicitou um projeto de segurança dentro da proposta do programa “Ribeirão Digital” lançado no último ano. Nossos técnicos realizaram o estudo de logística para implantação da câmera com intuito de aumentar a qualidade dos serviços já oferecidos pela Guarda Municipal”, explica o superintendente da Coderp, Pedro Scomparin.
 
 

Segundo Mauro Rosa Peixoto, diretor de Informática, essa providência solicitada pela prefeita tem a finalidade de prestar um serviço de qualidade à população. “O sistema é mais um recurso que a Guarda Civil passa a ter e prevê o aumento da segurança, com a instalação do equipamento ao lado do Memorial das Palmeiras. A câmera será controlada 24 horas por monitores que ficam na base na Guarda Civil Municipal”, explica.


A Prefeitura adotou esta medida também junto às Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS) Central, Norte, Sul, Leste e Jardim Zara, bem como na sede da Secretaria Municipal de Saúde em dezembro de 2009.

FONTE: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=14693

19-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO AGE EM PARCERIA COM A FISCALIZAÇÃO GERAL NO COMBATE À PIRATARIA



Em três meses de operação foram apreendidos 37mil CDs e DVDs piratas, que foram destruídos no dia 27 de maio de 2010

A Fiscalização Geral da Prefeitura, Departamento ligado à Secretaria da Fazenda, tem intensificado o combate ao comércio ambulante irregular, principalmente com relação à venda de DVDs e CDs piratas. Nos últimos três meses de operação, foram apreendidos 37 mil CDs e DVDs piratas, que foram destruídos na manhã desta quinta-feira, dia 27, na Casa das Mangueiras, em uma ação conjunta entre a Fiscalização Geral, APCM -Associação Antipirataria de Cinema e Música, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Os CDs e DVDs destruídos serão utilizados para reciclagem.

“Esse tipo de comércio vem crescendo a cada dia, mas temos que prestar atenção e evitar a compra destes produtos. Todos acabam perdendo: a indústria, o comércio, as pessoas que adquirem o produto sem qualidade e perda na arrecadação fiscal. Temos que ter consciência disso tudo”, salienta o chefe da Fiscalização Geral, Oswaldo Braga.



20-Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto participou da II Marcha Azul Marinho em Brasília

Evento discutiu Guardas Municipais e Segurança Pública; Seminário abordou as atribuições das Guardas Civis Municipais e trabalho preventivo desenvolvido pela instituição
 
 
GCM´s de Ribeirão Preto que participaram do evento (à partir da esquerda):
 

Superintendente GCM André Tavares e GCM´s Máximo, Leandro, Dias, Damasceno, Adalberto, Leonardo, Araújo; e à frente as GCMF´s Fernanda e Milene

“Guardas Municipais e Segurança Pública” e “O papel dos Municípios na Segurança Pública” foram os temas do Seminário Nacional, realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quinta-feira, dia 14. O evento, realizado pela Comissão de Legislação Participativa, reuniu autoridades da área de Segurança Pública. Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, que participou do seminário, destacou que o objetivo foi discutir a atuação das guardas municipais e o seu papel na segurança pública dos municípios, através da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 534/02, em tramitação na Câmara. “Além disso, vale destacar que a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto tem por finalidade atuar com observância total aos ditames legais, ressaltando o caráter comunitário e trabalho preventivo desenvolvido por estas instituições, de modo a prestar serviços de qualidade à população", afirma André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário