Há menos de uma semana no cargo, Luiz Simões Berthoud diz que precisa haver integração com polícias para combater os crimes
Depois de quase um ano afastado do posto de diretor de Segurança de Taubaté, o delegado Luiz Simões Berthoud reassumiu o cargo no último dia 25 de maio.
O retorno acontece em um momento crítico para a cidade. Taubaté é hoje a ‘capital da violência’ na região e lidera as estatísticas de crimes divulgadas pelaSecretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Berthoud foi obrigado a se afastar da prefeitura em julho do ano passado para dirigir a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Pindamonhangaba.
O retorno ao governo municipal foi possível graças a um acordo entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Segurança Pública --o delegado foi cedido em comissão ao município.
O Departamento de Segurança de Taubaté vinha sendo comandado por Nelson de Jesus, que agora volta a atuar na assessoria da pasta.
Tentando reverter este quadro de violência, em parceria com os comandos das polícias Civil e Militar, o diretor concedeu entrevista ao O VALE e falou sobre os prinicpais projetos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura para tentar auxiliar o Estado no combate à violência no municípal.
Qual é a estratégia do Departamento de Segurança para ajudar a conter a onda de violência hoje em Taubaté?
A minha visão é a seguinte: existe uma equação da segurança, feita por agentes treinados, somados à agilidade na comunicação e a equipamentos modernos. Se ela não existir, não vai funcionar. Pensando nisso estamos dando prioridade para a criação da Guarda Municipal.
Como será a criação da Guarda Municipal?
A Guarda deve ser formada por um grupo de 280 homens, 50 motocicletas e 6 viaturas que estarão espalhados por todo o município. Irão trabalhar protegendo o patrimônio público e dando apoio às polícias Civil e Militar. A intenção é que eles possuam um sistema de comunicação moderna ,que possam se deslocar por toda a cidade rapidamente e cheguem Às ocorrências em no máximo três minutos após o chamado de um companheiro.
A guarda usará armas?
Não. Esta guarda não pode e não deve se equiparar as duas polícias, Civil e Militar, e sim ser uma aliada no combate à violência. A intenção é que a guarda utilize apenas armas não letais, como armas de descarga elétrica.
Em quanto tempo estes homens devem estar nas ruas?
Não é possível definir uma data pois o projeto está sendo estudado pelo financeiro, mas a expectativa é que isso ocorra este ano. Para tentar agilizar, uma das ideias é terceirizar o serviço, contratando homens já treinados, o que colocaria agentes muito bem treinados e rapidamente nas ruas, evitando toda a demora necessária para o treinamento adequado de um segurança contratado por meio de concursos públicos, por exemplo.
Em relação à segurança nas escolas, existe um projeto engavetado na prefeitura, desde a sua primeira gestão como diretor, que previa a implantação de câmeras nas escolas. Ele deve ser retomado?
Sim. Infelizmente, depois que saí, o projeto ficou estacionado, mas a meta é que ele saia do papel ainda este ano. A intenção é colocar câmeras em todas as 56 escolas e creches municipais, melhorando a segurança dos alunos e dos funcionários.
Sobre as rondas escolares, atualmente seis motos atendem a toda a cidade. Há previsão de ampliação?
Sim, já compramos outras seis motos e dentro de um prazo máximo de trinta dias estaremos com 24 agentes de segurança e 12 motos responsáveis pela ronda escolar, que deve suprir a necessidade do município.
Durante a audiência pública sobre segurança em abril, a Polícia Militar e as autoridades presentes questionaram a eficiência do atual sistema de câmeras nas ruas da cidade. Há alguma previsão de ampliação e modernização deste sistema?
Hoje nós contamos com um sistema de 28 câmeras, instaladas na principais ruas centrais, mas estas câmeras já estão obsoletas e não atingem toda a área necessária.
Para isso, já estamos estudando um convênio com o governo do estado para implantar câmeras mais modernas e ampliar este número para pelo menos 140 câmeras espalhadas pelas principais ruas e avenidas.
A intenção é que por meio deste convênio a operação do sistema fique a cargo da Polícia Militar, corporação indicada para este tipo de monitoramento.

Como é que um DELEGADO de Polícia (COM CERTEZA DEVE ANDAR ARMADO OU TRABALHOU ARMADO) cria uma guarda DESARMADA para combater a violência contra bandidos que só andam armados.
ResponderExcluirSó falta ele dizer que não vão usar coletes balístico, pois tem não só o peito como também o corpo a prova de balas.
Vai ser uma guarda formada por homens de ferro.Detalhe o ROBOCOP,HOMEM DE FERRO tem armas e até o SUPER MAN tem poderes.
Vivendo e trabalhando em um país onde a violência e o roubo dominam o país, protegidos por políticos,direitos humanos e o CÓDIGO PENAL Que é um dos mais atualizados do mundo tem só 60 anos + ou - .
Como é que se cria uma guarda armada só com descarga elétrica para enfrentar , fuzís, metralhadoras e pistolas.
Que DEUS proteja não só este delegado mas também as pessoas que entrarem. Pois com certeza têm família e precisam voltar para suas casas.
Espero que ele também esteja nas ruas para ajudar a combater a violência (E QUE ESTEJA DESARMADO)
incrivelll,em pleno seculo 21 delegado qer criar gcm desarmadoem TAUBATE.
ResponderExcluiresse deve ter sido muito operaçional,no tempo do mazzaropi e claro,parabens ao prefeito qe encontrou gente tao brilhante para a secretaria de segurança,na px contrde um padre ,pois rezar ele deve saber pelo menos ne;puliciasss,se nao tem nada qe fazer ,nao venha tendar nas guardas .ramos .gcm de jacarei.
Meu Caro Dr Luiz Simôes Berthoud criar um Guarda Municipal desarmada melhor não criar pois o crime organizado está cada vez mais se organizando e rindo a cara de quem tenta combater o crime com um 38 na cinta pelo amor de Deus Taubate e um municipio rota de trafico de droga como o senhor já sabe imagina um guarda municipal orientando um municipe e ao observar uma atitude estranha não tem nem tempo de pedir apoio nem se defender pelo amor de Deus ....
ResponderExcluirO prezado colega me perdoe,mas houve um equívoco
ResponderExcluirou até um retrocesso na conduta com relação as Guardas municipais.Visto que à criminalidade vem atuando fortemente armada,não ha condições de guardas municipais defrontarem com esses meliantes com armas de descarga elétrica,não acha...é necessário urgentemente rever vossos conceitos.Pode-se operar sim com arma de descarga,no entanto para o agente fardado se faz necessario o armamento letal também como forma de assegurar à integridade física do agente da lei,e de certa forma inibir o bandido...
Sera que papa charle, anda desarmado.......
ResponderExcluirOu tem uma uma arma de descarga eletrica......
Vai saber né,sentir na pele.......
Ou da armas para os guardas trabalharem armados ou melhor,não criar nada.....
Dr,nos poupe desse tipo de informação,isso é humilhante a um GCM ter que sair e aguentar piadinhas de bandidinhos , já começa com o fardamente dado para a gcm de taubaté, nao impoe respeito algum , com o fardamente descenre vcs se preocupem quem dera com armas não letal.
ResponderExcluiro que falta para taubate ter uma guarda civil decente, e colocar pessoas realmente qualificadas para o cargo de diretor de segurança publica. gostaria de saber se ele emfrentaria marginal na rua desarmado.
ResponderExcluirNa realidade não foi criada nenhuma guarda civil, apenas a antiga foi dada uniforme novo.E o secretário de segurança publica usou a guarda para se promover e fazer campanha politica a seu favor. A antiga guarda continua a mesma porcaria. E ainda por cima foi criada uma lei complementar dando adicional de risco de vida para os agentes de transito, ficais de postura, ficais de renda imobiliaria e um outro la, e para a guarda não foi dado. Tivemos que fazer a maior correria e até ameaçar entrar na justiça para que o prefeito fizesse uma emenda de lei e incluisse a gente.
ResponderExcluirA guarda aqui em Taubaté é uma vergonha!
Para começar o Secretário não é candidato a nada!!Os Guardas que criticam o secretario são todos vagabundos que ficam passando cartão de ponto para o outro vagabundar ainda mais!Quem escreveu esse item acima é uns dos mais vagabundos!!!!
Excluir