A cidade de Embu das Artes deu mais um importante passo para a preservação das suas riquezas naturais. No sábado, 22 de agosto, moradores da região de Itatuba comemoraram a instalação da Guarda Civil Ambiental. Localizada na estrada Dona José Ferraz Prado, 2631, a unidade será responsável pela fiscalização das áreas verdes do bairro e região. “É para atuar com firmeza. Quando ouvir o barulho da motosserra é para ir para cima” – orientou o prefeito Chico Brito, que também pediu para que a sociedade civil pressione o governo do estadual para que o município passe a receber verbas, conforme prevê a lei dos mananciais, sancionada em 1995 – 60% da cidade está situada em área de manancial e 30% da água que abastece a Represa Guarapiranga sai do Rio Embu-Mirim. O prefeito disse que está dando continuidade a um projeto de cidade e ressaltou que não quer que Embu se transforme em grandes centros urbanos. “Queremos desenvolvimento com empresas não poluentes”.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Ramos, sua história começou no bairro Itatuba: “É um momento de muita emoção e alegria. É o compromisso de cada cidadão estender o seu olhar para o meio ambiente” – disse. O comandante da Guarda Civil Municipal de Embu, Dirceu Alves, revelou ser um grande entusiasta da causa ambiental.
Participaram da cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Natinha, secretários municipais, vereadores, o ex-prefeito Geraldo Cruz, lideranças do bairro e a sociedade civil.
A Guarda Civil Ambiental de Embu funciona em um prédio construído pela comunidade de Itatuba e cedido pela Sabiá para a atuação da GCM Ambiental. O serviço é realizado 24 horas por dia por 10 guardas, que terão como auxílio uma pick-up S-10, com tração 4x4, além de equipamentos adequados. Solicitações e denúncias podem ser feitas pelos telefones: 153 ou (11) 4781.3249 (Base em Itatuba).
Daniela Karin
25/8/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário