sexta-feira, 1 de maio de 2009

Travessia Segura



Todos sabem que os Guardas Civis por força de lei tem como prioridade os próprios municipais, mas, devido à ótima atuação na área de segurança pública e o clamor da sociedade este quadro vem mudando.
Porem não devemos nos esquecer que dentro do contexto estão as unidades escolares municipais que merecem toda a nossa atenção. Dentro do planejamento da segurança escolar deve-se levar em conta a travessia dos alunos, que é o momento mais critico da unidade onde o aluno fica vulnerável, que são exatamente os horários de saída e entrada um fator de risco que ocorre diariamente.
Muitos deveram dizer este é um problema do departamento de trânsito.
A princípio sim, mas sem sombra de duvidas faz parte do planejamento geral da segurança dos alunos e quem mais capacitado para gerenciar este fator se não o profissional da segurança.
Um outro detalhe é será que o trânsito ira fazer?
Por não ser minha competência direta cuidar do trânsito devo dar as costas para o problema?
Eu respondo para as duas questões que não, pois o departamento de trânsito exemplo em São Bernardo do Campo comparece em poucas escolas e mesmo assim depois de solicitado e de caráter provisório, também não devemos dar as costas para este perigo (atropelamento), que envolve na maioria das unidades um grande grau de risco.
Quero deixar uma pequena dica para os profissionais mesmo sem talonário para elaborar o Auto de Infração de Transito, devemos ter atenção redobrada para pedestres sejam eles adultos ou crianças, pois caso alguns iniciem a travessia de forma insegura podem induzir a outros que estarão distraídos a também realizarem a travessia descuidadamente, cabendo ao profissional ali alerta-los. Não deixando de fazer menção aos motoristas desatentos e despreocupados com a segurança, sua e alheia.

Adans Leal
Gestor de Segurança
Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário