CARAPICUIBA/SP CRIA GUARDA CIVIL MUNICIPAL


Nesta semana, Carapicuiba viveu um momento histórico, O prefeito Sergio Ribeiro (PT), enviou as pressas o projeto de criação da Guarda Civil Municipal para apreciação dos vereadores. O motivo desta correria toda se deu pela necessidade de prazo que os municípios deverão apresentar à Senasp, (Secretaria Nacional de Segurança Pública), no Ministério da Justiça, Diagnóstico (Projeto) de Segurança Pùblica da cidade. Um grupo de especialistas tem dado subsídios aos vereadores para apoiar a idéia de criar a Guarda Civil Municipal. O projeto que partiu do executivo, poís trata-se de projeto que onera os cofres públicos, então segue este trâmite. Apesar de ter sido apresentado com alguns vícios, o Vereador Joel Gama (PTB) e sua Assessoria demonstrou alto conhecimento nesta área e apresentou 10 emendas, e todas foram aprovadas. Com estas correções o projeto de criação da Guarda Civil Municipal de Carapicuiba foi aprovado por unânimidade.

A partir desta data o povo de Carapicuiba, próximo ao dia do trabalhador ganha este grande presente.


Estas Foram as Emendas que o Vereador Joel Gama apresentou:


Emendas do Projeto 1471 que dispõe sobre a criação da Guarda Municipal


Art. I Fica criada a Guarda Municipal de Carapicuíba, corporação uniformizada e armada, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como à colaboração da Seguarança Pública.Emenda; Art. I Fica criada a Guarda Civil Municipal de Carapicuíba, corporação uniformizada e armada, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como à colaboração da Segurança Pública.


Art. II No plano de sua estrutura orgânica e orçamentária, a Guarda Municipal de Carapicuíba, diretamente subordinada à Secretaria de Segurança Pública, se constituirá das seguintes Divisões: de Próprios Municipais; de Apoio à Serviços de Seguarança Pública, de Trânsito e de Guarda Escolar.Emenda; No plano de sua estrutura orgânica e orçamentária, a Guarda Civil Municipal de Carapicuíba, diretamente subordinada à Secretaria de Segurança Pública Municipal, se constituirá dos seguintes Departamentos: de Próprios Municipais; de Apoio à Serviços de Seguarança Pública, de Trânsito; de Guarda Escolar; de Guarda Ambiental e Canil e Disciplinar e/ou Corregedoria Geral da Guarda Civil Municipal.

Art. III A Guarda Municipal de Carapicuíba terá seu efetivo fixado em 1200 componentes, admitidos por concurso público no regime jurídico único adotado pelo Município, para os cargos cujas carreiras serão criadas por noma jurídica específica para os servidores municipais.Emenda; A Guarda Civil Municipal de Carapicuíba terá seu efetivo fixado em 1300 componentes, podendo iniciar com núnero menor, admitidos por concurso público no regime jurídico único adotado pelo Município, para os cargos cujas carreiras serão criadas por norma jurídica específica em Estatuto próprio.


Art. IV - Inciso I - 01 (um) cargo de Comandante da Guarda, referência H, Provimento em comissão;Emenda; 01 (um) cargo de Comandante da Guarda Civil Municipal , referência H, Provimento em comissão, devendo recair dentre Profissionais da área de Segurança com 10 anos, cursando curso superior na área.


Art. IV – Inciso III – 12 cargos de Supervisores de Pelotão, referência G, provimento em comissão;Emenda; 12 cargos de Inspetores de Grupamento, referência G, provimento em comissão; devendo recair sobre profissionais da área de Segurança, residentes no Município de Carapicuíba.


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso I – Proteger os bens, serviços e instalações municipais, se empenhando atividades de proteção do patrimônio público, guardando-os contra danos e atos de vandalismoEmenda;


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso I – Proteger os bens, serviços e instalações municipais, se empenhando nas atividades de proteção do patrimônio público, Patrimônio Histórico e Ambiental, guardando-os contra danos e atos ilícitos.


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso IV – Fiscalizar, orientar e controlar o trânsito municipal de pedestres e veículos nas áreas de sua atuação em conjunto com a Policia Militar;Emenda;


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso IV – Fiscalizar, orientar e controlar o trânsito municipal de pedestres e veículos nas áreas de sua atuação em conjunto ou não com a Policia Estadual;


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso VII – Conduzir à Delegacia de Policia ou entregar à Policia Militar pessoas surpreendidas na prática de delitos ou atos anti-social (desde que se configurem em delito);


Art. VIII – São atribuições da Guarda Municipal de Carapicuíba:Inciso VII – Conduzir à Autoridade competente (Delegacia de Policia), pessoas surpreendidas na prática de delitos ou atos anti-social (desde que se configurem em delito)

18 comentários:

  1. Manja; mas vai colocar a Guarda nas mãos da PM, pois criar cargos de Comandante e Inspetores de Grupamento em comissão dentre servidores da area de Segurança Publica com dez anos de serviço, é perturbador,deveria ser de livre provimento dentre integrantes de carreira da GCM com curso superior na area após um determinado prazo de criação da GCM.

    ResponderExcluir
  2. COMO ESCOLHER EM LIVRE PROVIMENTO ENTRE OS DE CARREIRA SE NÃO EXISTE NINGUÉM AINDA?

    ResponderExcluir
  3. Até tu Naval, lei na integra meu postado e entenderá ao final, ou seja, após um determinado prazo de criação,entendes meu caro amigo.

    ResponderExcluir
  4. VAI MELHORAR A SEGURANÇA PUBLICA NO MUNICIPIO DE CARAPICUIBA TENDO EM VISTA O EFETIVO DA PM SE FAZER POUCO EM RAZÃO DO MUNICIPIO TER UMA GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL E SER MUITO .
    SE A GUARDA CIVIL DE CARAPICUIBA, FOR BEM TREINADA A NIVEL DA PM E CONTRIBUIR COM A SEGURANÇA ASSIM COMO AS GCMS DOS MUNICIPIOS VISINHOS SERA DE GRANDE VALOR A TODA A SOCIEDADE DE CARAPICUIBA.

    ResponderExcluir
  5. to doido pra fazer parte dessa guarda pra fazer valer a lei em carapicuiba

    ResponderExcluir
  6. gcmf rosa-sou gcmf a mais de 10 anos na cidade de são paulo e concordo com o cd Dias, pois criar cargos superiores em comissão desde da fundação da guarda civil acaba criando cargos permanentes que com o passar dos anos prejudica os primeiros guardas que contribuiram para a fundação da mesma,somos provas vivas deste dilema,pois a gcm demorou mais de 20 anos para conseguir colocar um plano de carreira,que ainda continua deficiente, sugiro que se for possivel criar uma emenda que os cargos comissionados fosse destinado a quem ja tivesse experiência em outras guardas,pois traria uma bagagem de acordo com a função,sem ser subordinada a outra corporação.

    ResponderExcluir
  7. olha, sem dúvida que a gcm é muito importante pra qualquer município mas além disso deve ter outra discussão, qual o verdadeiro papel do gcm? gcm tem poder de policia? pela constituição não... gcm pode apresentar ocorrencia na delegacia? não, pela lei estadual... e muitas outras perguntas que ficam sem resposta, o que temos de certo é que em alguns municipios vizinhos tem gcm se achando demais e nem respeita a pm, quer fazer bloqueio e legalmente não podem, querem ser policia mas não são... mas fundamentalmente sou a favor da gcm em carapicuiba e serei a favor em todo lugar que a gcm se der respeito e fazer a coisa certa.

    ResponderExcluir
  8. e outra coisa, se vc foi multado pela gcm de barueri, recorra que o ganho é certo pois pela lei a gcm não pode multar, isso é competencia da secretaria de transito e não da gcm e em barueri gcm que faz esse papel, todos que recorreram ganharam a causa...

    ResponderExcluir
  9. colega anonimo, essas perguntas que vc fez é bem simples o papel da gcm é cuidar dos bens serviços e instalações,municipais isso esta na constituição se vc não sabia!todas as ruas são do municipio!2° vc quer saber se a gcm tem poder de policia? a espressão poder de policia faz com que algumas pessoas pense que esse poder é da policia militar ou civil não esse tal poder de policia pertence exclusivamente a adiministração publica!! que pode ser exercida por meio de seus agentes!!! a constituição não delega poder de policia a nenhuma instituição pois esse poder é da adm publica!!vc questioniu apresentar ocorrência? a constituição diz que qualquer um do povo pode prender as autoridades constituidas devem!! sobre a gcm multar o municipio tem responsabilidade pelo transito artigo 22 inciso 11 da constituição da republica, porque ninguem questiona a companhia de engenharia de trafego multar em sp a famosa cet??? ora não é pm!! e exerce poder de policia!!! apenas porque é um interece da adiministração publica !!!!!

    ResponderExcluir
  10. VALEU ERIK PELO ESCLARECIMENTO AOS LEIGOS, OU AOS QUE SE FINGEM OU ATÉ SÃO DE OUTRAS CORPORAÇÕES COM MUITA INVEJA DE GCMS...PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  11. GCM Gomes de Sá - Osasco22 de jan. de 2010, 22:49:00

    Boa noitea todos, e gostaria que ficasse claro que a Guarda Civil, tem suas atribuições, e não esta competindo com nenhuma outra corporação. O Guarda Civil pode multar SIM, desde que o Prefeito da Cidade delegue tal serviço, ao GCM, e quem pensa que o GCM não pode apresentar ocorrências em Delegacias, esta redondamente enganado. Sou Guarda Civil a mais de 15 anos e ja peguei varias ocorrências e inclusive fiz varias multas, quem dá o poder de agente de transito na Cidade é o Prefeito, em outras palavras o Prefeito é a autoridade maxima dentro do Municipio.

    ResponderExcluir
  12. Em relação á guarda de Carapicuída espero estar errado mas provavelmente sera mais um cabide de emprego de pms com interesses políticos, quanto aos comentários do anônimo, será que quando ele ou a família dele precisar de socorro e a Gm estiver por perto,vão esperar a pm chegar, ou vão pedir ajuda a Gm?

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa é certa, que as gcm fazem um papel muito melhor que a pm, não tenho dúvida. E que a pm morre e se morde de inveja todos veêm. Os comandantes das pms do Brasil criticam e põem seus subalternos contra as gcms, quando se aposentam (reformam) aceitam convites p/ serem comandantes das gcms. Estranho as mudanças de atitude desses coronéis.

    ResponderExcluir
  14. será que dá para mudar esta idéia ridicula de inspetores com 10 anos de experiencia em segurança publica para a gcm?? tá na cara que vão botar pm "chupins" nestas funções,ai é lamentavel .... são bernardo sofreu justamente 10 anos com inspetores pms colocados pelo comando da época um tal de coronél branco afffffff dá nojo só de lembrar naquele traste quase acabou com a gcm

    ResponderExcluir
  15. Gostaria De Agradeçer Ao Companheiro Gomes De Sa GCM Da cidade de Osasco.como Deve Ser o comando Da Guarda civil Muniçipal Comprindo Ordem Do SR.Prefeito Delegando Qualque Serviço.isso E Muito Emportante para Aqueles Que Vao Prestar OConcurso Aqui Na Nossa cidade E Conseguir Passar em Todos Testes Do Comando. Desejo Boa Sorte A Todos E Quero Falar Que Eu Tambem Fez A Inscriçao E Estou Estudando Muito Para Chegar La.....Amorim

    ResponderExcluir
  16. pessoal tem alguem que passou no concurso da gc de carapicuiba, vcs acharam a prova fácil, qual foi o nivel de acertos.

    ResponderExcluir
  17. Acho uma vergonha o concurso da guarda de Carapicuiba. Eles abriram 100 vagas, sendo 70 (homens) e 30 (mulheres). Na avaliação física, apenas 15 mulheres conseguiram se classificar. Agora eles tiveram a cara de pau de chamar 40 candidatos, sendo, 36 (homens) e apenas 4 (mulheres). Isso mostra que a porcentagem existente no edital de 30% das vagas para mulheres, não passar de piada. Pra mim isso é preconceito. Que feio, Prefeito Sergio Ribeiro e comissão organizadora!!!

    ResponderExcluir
  18. Desculpa eu sei q não tem nada a ver mais carapicuiba ultimamente esta meio estranha ....ja q fizeram um concurso publico e nada de anunciar quando realmente irão estar chamando os aprovados.....sera q isso foi so pra arrecadar mais dinheiro pra desperdicio na camara...ou era um concurso publico mesmo...gostaria q alguem desse alguma resposta ...pois toda a vez q eu ligo para a prefitura eles dizem para eu entrar no site de carapicuiba e aguardar ...........aguardar oque???

    ResponderExcluir