domingo, 5 de abril de 2009

Prefeitura de SP cria 153 para aliviar PM


ADRIANA CARRANCA - Agencia Estado


SÃO PAULO - São Paulo terá uma nova linha direta com a população, 24 horas, para centralizar chamadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a serviços municipais, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Defesa Civil, o Serviço Funerário e o Centro de Zoonoses. A Prefeitura estuda integrar o sistema à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). De acordo com o major Alfredo Deak Júnior, assessor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública, o número entrará em operação dentro de 15 dias e se integrará ao 190.


Está também no gabinete do prefeito Gilberto Kassab (DEM), para avaliação, um projeto que pretende transferir as instalações dos serviços municipais de emergência para o Centro de Operações da PM (Copom). "As metrópoles têm potencial alto de gerar crises que raramente envolvem só a polícia e afetam toda a cidade. Isso exige que os órgãos públicos trabalhem de forma coordenada", diz o coronel da reserva José Vicente, consultor em segurança pública.


A integração dos atendimentos 153 e 190 permitirá a transferência de chamada sem que o contribuinte tenha de ligar para outro número, como ocorre hoje. Assim, caso uma ligação para solicitar informações ou socorro relacionados a serviços da Prefeitura seja realizada ao número da PM, o atendente redirecionará a chamada. O 153 custou R$ 18,9 milhões e pode atender 26 chamadas simultâneas - menos da metade da capacidade atual da PM. Se funcionar e for bem divulgado, o serviço poderá reduzir o volume de ligações ao 190 em pelo menos 30% e permitirá que ocorrências que não são da PM, como vandalismo e comércio ambulante, sigam para a GCM.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

5 comentários:

  1. Trabalhar de forma coordenada significa, pra esse coronel aposentado, centralizar tudo na pm...

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  2. Espero que o 153 não seja utilizado apenas para o que diz respeito a ambulantes e 61's. Um grande abraço.

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  3. Por que que tem de ser um Major da PM o entrevistado para falar obre o novo telefone da GCM e de serviços municipais?

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  4. Acredito que seja difícil a proposta de transferir todas as ligação para 190 ser aceita.

    Primeiro porque hoje não é assim que funciona. Se ligarmos 190 para pedir um resgate, eles não redirecionam, mas sim, pedem para ligar para o Bombeiro, que também é da PM.

    Portanto, imaginem se vão dar atendimento ao que não está ligado à segurança pública. Nem é o caso. Não faz sentido centralizar outros tipos de atendimento em um órgão policial.

    Vejo como melhor solução,a idéia de centralizar tudo na Prefeitura.

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  5. jose benedito hoft prates7 de abr. de 2009, 11:47:00

    Em São Caetano do Sul,há o 199 nos moldes do 911 americano,atualmente SAME .Trabalhei por mais de um ano e meio a disposição do atendimento exclusivo a esse numero com uma equipe de GCMs,formada por um despachador e uma viatura.Uma equipe PMs,uma equipe de Bombeiros,uma equipe da Defesa Civil e uma equipe do Pronto Socorro,todas com um despachador e uma viatura de suas respectivas corporações.Acontece que a PM CENTRALIZA tudo,fazendo pressão para que as ocorrências que eles definem como de "policia" sejam despachadas apenas para sua corporação,mesmo que muitas vezes a GCM já estivesse envolvida no fato, porque se deparou,gerando sempre conflitos pois queriam de uma forma truculenta "assumir o andamento da ocorrência".
    Na minha humilde opinião,essa concentração de chamadas é um RETROCESSO para a GCM,porque vai ocorrer a mesma coisa que em São Caetano do Sul,onde LUTAMOS DIUTURNAMENTE E INCANSAVELMENTE PARA NÃO SERMOS COLOCADOS COMO MEROS COADJUVANTES na qual a GCM faz TUDO, e quem quer aparecer na Midia é a PM,que nos tem como adversarios,essa é a realidade infelizmente.

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