Praia Grande comemora resultados positivos na área de segurança



As ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal (GCM), as policias militar e civil e as secretaria de Finanças e de Trânsito e Transporte são destaques no primeiro trimestre de 2009. Exemplo disso é o sucesso da Operação Tolerância Zero, implantada em conjunto com a Operação Verão, em janeiro, após atos de vandalismo ocorridos na virada do ano, finalizando apenas quando encerrado o feriado de carnaval. No período não foram registradas ocorrências graves de violência e a operação atingiu o objetivo principal, que foi o de coibir atos de desordem e perturbação do sossego.

O Trabalho intensivo que Subsecretaria de Segurança Pública (Subseg), em conjunto com as autoridades policiais, vem desenvolvendo no Município, já vem mostrando resultados: Praia Grande reduziu cinco índices em 2008, comparado a 2006, entre eles o de homicídios dolosos que tiveram uma queda de quase 29% (5,09 em 2006 para 3,66 em 2008).

“A força-tarefa implantada durante o verão e carnaval deu bons resultados. Pudemos perceber que a população ficou satisfeita com nosso trabalho, através dos elogios”, disse o subsecretário, José Américo Franco Peixoto.

A GCM possui 260 guardas e 30 viaturas, entre carros e motos, e tem entre as atribuições a responsabilidade de proteger os bens, serviços e instalações municipais.

Praia Grande conta também com uma moderna Central de Monitoramento instalada no Paço Municipal, que tornou-se uma importante ferramenta para coibir atos criminosos. Funciona 24 horas. O Município conta com 1.200 câmeras espalhadas pela Cidade, das quais 66 são do tipo domo, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. Guardas civis monitoram os locais, identificando atitudes suspeitas.

Além da tecnologia da central de monitoramento, a GCM conta com canil, atualmente com 12 cães, sendo seis pastores alemães, quatro rottweilers e dois labradores, todos provenientes de doação. Os animais são adestrados pelos próprios GCMs, que participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Entre os serviços executados pelos animais estão o de patrulhamento preventivo de áreas comerciais, atividades sócio educacionais em escolas e instituições e apoio operacional da GCM e Defesa Civil.

Já o 1º Grupamento de Fiscalização Náutica da GCM não registra, desde 2001, casos de acidente marítimo com vítimas ou entre embarcações e manteve esse número durante a temporada. O Município é um dos únicos da Baixada Santista a alcançar essa conquista. Sete homens, uma embarcação, uma viatura e um caiaque são os responsáveis pela tranqüilidade de banhistas e navegantes, sejam eles de embarcações ou jet-skis. O trabalho têm como propósito ordenar o uso das praias no que tange ao controle do tráfego aquaviário, a proteção e preservação do meio ambiente marinho, nas áreas adjacentes às praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário