
Produtos tinham rótulos falsos, eram armazenados sem condições de higiene e estariam sendo comercializados em Itatiba e região Graças a diversas denúncias da população, a Guarda Municipal, por meio do Patrulhamento Florestal, apreendeu na manhã desta sexta-feira, 24 de abril, mais de mil vidros de palmito clandestinos, em um sítio no Bairro Monte Verde. O produto, embalado e armazenado sem as mínimas condições de higiene, estava com rótulos falsos de sete marcas diferentes e seriam vendidos a estabelecimentos comerciais de Itatiba e região. Ao todo, a apreensão foi de 12.920 kg, sendo 3.900 kg só de palmito. A GM também constatou que os produtos com data de validade vencida estavam sendo reaproveitados em outras embalagens para serem comercializados com data de validade adulterada.
Por volta das 8h, os patrulheiros florestais Marques, Cláudio e Santos foram até o sítio Estância Nova e encontraram embalagens cheias de palmito e outras vazias. O produto estava armazenado em diversos locais do sítio, entre eles um banheiro sem limpeza. Ao perceber a chegada dos guardas, um homem fugiu pelo matagal. Procedimentos.
Os patrulheiros acionaram a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária e a Diretoria de Meio Ambiente para averiguarem as condições dos produtos. A Polícia Científica também esteve no local. Segundo os patrulheiros, é provável que o palmito apreendido tenha sido extraído da Mata Atlântica de forma ilegal.
Após a perícia feita pela Polícia Científica, as embalagens de palmito foram recolhidas pela Vigilância Sanitária e levadas ao Aterro Sanitário para inutilização, por se tratar de produto de procedência duvidosa e pelas péssimas condições de conservação. As embalagens de vidro serão recicladas.
Os CNPJs encontrados nos rótulos estão sendo checados pela polícia. Alguns podem ser idôneos, mas é quase certo de que a marca e registros estão ‘pirateados’. São eles: Equador, Bello, Paty, Astra, Família Korn, Costa Sul e Manterdal. Pela manhã a Vigilância Sanitária fiscalizou diversos estabelecimentos comerciais e encontrou produtos das marcas Costa Sul e Astra em três comércios. Foram recolhidas 66 embalagens de palmito, e os estabelecimentos receberam autos de infração. A Polícia está investigando para descobrir a procedência do palmito, e os responsáveis pelo crime.
ATENÇÃO GUARDAS!
ResponderExcluirAcessem o site da conferencia nacional, criem um login e votem na enquete que definirá os temas a ser abordados na conferencia nacional.
Votem na seguinte opção:
( )Obter respaldo legal para atuação policial preventiva das Guardas Municipais, com regulação de parâmetros de atuação em relação às policias estaduais (aprovação da PEC 534-A/2002).
Isto é de extrema importancia para nossa instituição e nossa carreira.
O link é este:
http://www.conseg.gov.br/index.php?opti
on=com_content&view=category&layout=blog&id=257
&Itemid=259