segunda-feira, 30 de março de 2009

Cidade de São Paulo: Banda e Coral da GCM se apresentam na cidade


A Banda da Guarda Civil Metropolitana se apresentou em frente ao Edifício Matarazzo, sede do Gabinete do Prefeito, nessa sexta-feira (27), às 12 horas. Essa foi a primeira de uma série de apresentações organizadas pelo Departamento de Esportes e Cultura da Guarda, a serem proporcionadas na cidade de São Paulo. O intuito é aumentar a integração da corporação com a comunidade e oferecer mais uma opção de cultura e lazer.
As atividades serão sempre às sextas-feiras, em locais de grande circulação e contarão também com o Coral da GCM. Acompanha a variedade de estilos musicais com repertório que vão desde música popular brasileira a composições clássicas e eruditas.
A Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana foi criada em 1988. Ela se apresenta em eventos da corporação, em inaugurações de obras públicas, em exposições e aniversários de cidades e também em concertos sinfônicos. Conta com componentes que tocam, dentre outros instrumentos: flauta, clarinete, saxofone, trompete, contrabaixo, bateria, trompa e os de percussão, como pandeiro, bumbo e triângulo.
A Banda é comandada pela Inspetora Chefe Regional Deise Cristina Sorocaba, e tem como regentes o assistente técnico Inspetor Renan Gomes Luiz e o GCM Valdyr Aguiar Filho. Já o Coral é mais recente, foi criado em 2001, no Comando Operacional Leste, incorporando-se posteriormente, à Banda Musical.

A Guarda Civil Metropolitana

Fundada em 1986, a corporação exerce um papel fundamental. Por meio de 36 inspetorias regionais, cinco comandos operacionais e uma superintendência de operações, é o principal órgão municipal de execução de políticas públicas de segurança urbana.
Ela trabalha com cinco programas que priorizam as diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança e da Coordenadoria de Segurança Urbana. São eles: Proteção Escolar, Controle de Espaços de Uso Público, Proteção dos Agentes Públicos e do Patrimônio Municipal e Proteção Ambiental e Proteção de Pessoas em Situação de Risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário