Agentes afirmam que dispositivos são auxiliares de segurança importantes.
Em Tatuí (SP), operação 'Papai Noel' leva 60 agentes às ruas da cidade.
Guardas civis municipais de Tatuí (SP) orientam motoristas a evitar furtos e roubos de veículos. Segundo eles, instalação de dispositivos de segurança são formas de tentar coibir a ação de assaltantes.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), furtos e roubos de veículos são ocorrências comum no município. Só no mês de novembro, 11 veículos furtados e roubados foram recuperados.
Uma das vítimas da ação de assaltantes foi o mototaxista Alexandre Alves. Ele foi vítima de roubo duas vezes. A terceira só foi evitada porque o combustível acabou. “Eu pensei que ia morrer. A sorte é que a gasolinha acabou e eles não puderam levar a moto”, disse ele.
Para tentar evitar que os números de furtos e roubos aumentem, a Guarda Municipal deu início à operação 'Papai Noel'. A ação, que coloca 60 guardas todos os dias nas ruas da cidade, segue até o dia 25 de dezembro.
Segundo o inspetor da GCM, Fábio Luciano Leme, os guardas irão agir no centro da cidade. “Vamos alertar os motoristas e agir rigorosamente”, disse ele.
Apesar das fiscalizações, a GCM afirma que alguns cuidados dificultam os furtos e roubos. Entre eles estão andar com os vidros do carro fechados; e nos semáforos, parar sempre com a primeira marcha engatada e observar a aproximação de estranhos.
Outras dicas são tirar as chaves do contato se for estacionar o carro em ruas e sempre procurar locais bem movimentados e iluminados. Também é recomendado não dar carona a pessoas estranhas e nunca socorrer outros motoristas em lugar estranhos.
Também é recomendado nunca deixar os documentos originais dentro do carro e colocar adereços que permitam a identificação do veículo com facilidade. “Quando o carro for furtado ou roubado, é possível haver troca de placas”, disse o inspetor.
No caso de motos, o inspetor dá outros conselhos. “Devem ser instalados dispositivos como alarmes, cadeados, travas, que dificultem a ação dos bandidos”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário