quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Guarda de Tatuí orienta motoristas a evitar furtos e roubos de veículos


Agentes afirmam que dispositivos são auxiliares de segurança importantes.
Em Tatuí (SP), operação 'Papai Noel' leva 60 agentes às ruas da cidade.


Guardas civis municipais de Tatuí (SP) orientam motoristas a evitar furtos e roubos de veículos. Segundo eles, instalação de dispositivos de segurança são formas de tentar coibir a ação de assaltantes.


De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), furtos e roubos de veículos são ocorrências comum no município. Só no mês de novembro, 11 veículos furtados e roubados foram recuperados. 

Uma das vítimas da ação de assaltantes foi o mototaxista Alexandre Alves. Ele foi vítima de roubo duas vezes. A terceira só foi evitada porque o combustível acabou. “Eu pensei que ia morrer. A sorte é que a gasolinha acabou e eles não puderam levar a moto”, disse ele.

Para tentar evitar que os números de furtos e roubos aumentem, a Guarda Municipal deu início à operação 'Papai Noel'. A ação, que coloca 60 guardas todos os dias nas ruas da cidade, segue até o dia 25 de dezembro.

Segundo o inspetor da GCM, Fábio Luciano Leme, os guardas irão agir no centro da cidade. “Vamos alertar os motoristas e agir rigorosamente”, disse ele.

Apesar das fiscalizações, a GCM afirma que alguns cuidados dificultam os furtos e roubos. Entre eles estão andar com os vidros do carro fechados; e nos semáforos, parar sempre com a primeira marcha engatada e observar a aproximação de estranhos.

Outras dicas são tirar as chaves do contato se for estacionar o carro em ruas e sempre procurar locais bem movimentados e iluminados. Também é recomendado não dar carona a pessoas estranhas e nunca socorrer outros motoristas em lugar estranhos.

Também é recomendado nunca deixar os documentos originais dentro do carro e colocar adereços que permitam a identificação do veículo com facilidade. “Quando o carro for furtado ou roubado, é possível haver troca de placas”, disse o inspetor.

No caso de motos, o inspetor dá outros conselhos. “Devem ser instalados dispositivos como alarmes, cadeados, travas, que dificultem a ação dos bandidos”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário