Irati - Desde o primeiro dia de dezembro, Irati conta com mais uma instituição que visa proteger o cidadão: a Guarda Municipal. Porém, muitas pessoas desconhecem quais são os objetivos da Guarda e qual sua diferença para a Polícia Militar (PM). O Hoje Centro Sul conversou com o comandante da Guarda Municipal, Ernani de Matos e com o subcomandante Averaldo Lejambre para sanar estas dúvidas.
De acordo com a Lei 2732, que cria a Guarda Municipal de Irati – GURADATI, a função da instituição é exercer a guarda interna e externa sobre os bens móveis e imóveis, serviços e instalações, tais como: parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, mercados, feiras-livres e outros de domínio público do município de Irati, no sentido de protegê-los dos crimes contra o patrimônio; orientar o público e o trânsito de veículos em situações especiais; prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal; e prevenir atos de vandalismo e danos ao patrimônio público. “Vamos fazer a segurança nesses espaços que são de responsabilidade da prefeitura”, explica o comandante Ernani. Além disso, é atribuição da GUARDATI salvaguardar a fauna e flora do município.
O comandante afirma que os oficiais estão instruídos para darem atenção à lei que proíbe o consumo de bebidas alcoolicas em locais públicos. “Também queremos zelar pelos cemitérios e evitar a depredação que ocorre nos mesmos. Vamos fiscalizar e agir em tudo o que envolve o patrimônio público municipal”, afirma.
Em relação ao vandalismo no Cemitério da Vila São João, que é um problema antigo, Matos garante que estão sendo feitos estudos a respeito do caso. Ele comenta que já está sendo realizado o patrulhamento e garante que o vandalismo no local irá acabar. “Alguns guardas estarão caracterizados, com viatura e tudo mais. Outros estarão à paisana, como se fosse um visitante, para monitorar o cemitério”, afirma.
Como a Guarda foi recém inaugurada, ainda existem muitos pontos que precisam ser melhorados em estrutura e informação sobre a segurança pública. “Estamos fazendo levantamentos estatísticos dos pontos mais críticos do município”, afirma o subcomandante Lejambre.
Estrutura
Ainda faltam muitos pontos a serem resolvidos quando se fala em infraestrutura. Atualmente, a sede da Guarda, que fica no Parque Aquático, não tem computadores, nem telefones. Porém, a expectativa é que esses equipamentos sejam instalados num prazo de dez dias.
Já quanto às viaturas, neste momento a instituição conta com um Fiat Uno e uma moto. Outra viatura, uma Parati, já está sendo montada e caracterizada para a Guarda. O comandante Matos afirma que existe um projeto para compra de viaturas, coletes balísticos e armamentos. “A princípio nós não utilizamos armas de fogo. Porém, um projeto está em estudo para a compra. Atualmente estamos utilizando apenas a tonfa, então se nós abordarmos alguém que nos ofereça risco através de arma de fogo temos que acionar a PM para que efetue a prisão”, explica.
A Guardati conta hoje com 19 oficiais, além do comandante Matos. De acordo com o próprio comandante, o contingente não é o suficiente, pois o ideal é um guarda a cada mil habitantes, ou seja, cerca de 55. A promessa é que no próximo ano sejam chamados de 10 a 15 oficiais e a cada ano convocar número semelhante até que se chegue na quantidade ideal.
Há uma verba da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que visa financiar as guarda municipais, ou seja, as despesas com a mesma não oneram o município. O único gasto que a prefeitura terá é com armas de fogo, visto que a Senasp não cobre esse gasto. No mais, viaturas, coletes balísticos, equipamentos, estrutura, entre outros gastos ficam por conta do Governo Federal.
Quando acionar a GUARDATI
A população pode fazer as denúncias para a prefeitura municipal, que irá repassar a ocorrência à Guarda, quando necessário. Também é possível fazê-las à Polícia Militar que, caso verifiquem que o caso é para a GUARDATI, a contatará. No entanto, o mais efetivo é fazer a ligação diretamente para a Guarda através do número 153. Ele ainda não está instalado, mas a expectativa é que ele esteja funcionando em até 10 dias. “As pessoas podem ligar e fazer as denúncias anonimamente. Nós iremos investigar o caso”, afirma Matos.
Ajudar a PM é uma preocupação da Guarda Municipal, “nós já estamos implantando uma filosofia de trabalho”, comenta o comandante. Segundo ele, a ideia é somar à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. “Quando for uma ação em conjunto com essas entidades, a função da Guarda é o isolamento do local e a abordagem primária. Por exemplo, num acidente, nós iremos isolar e fazer a proteção do local. Caso seja necessário, o Guarda Municipal está habilitado a fazer os primeiros socorros”, afirma o subcomandante Lejambre.
Sendo assim, em caso de acidentes, agressões, frutos e contravenções, o ideal ainda é acionar a PM. O cidadão deve ligar para a GUARDATI para denunciar vandalismo em prédios e espaços públicos municipais, desobediências às leis do município ente outras situações desta natureza.
Lejambre deixa claro que objetivo principal da GUARDATI é o serviço preventivo, visto que o ostensivo é de responsabilidade da PM. “Isso não quer dizer que se nós estivermos fazendo patrulha pela cidade e percebemos algo diferente nós não iremos agir. Pelo contrário, temos a obrigação de verificar e tomar atitude, mas não é o foco”, explica. A Guarda pode e deve efetuar prisões. “Há casos em que nós iremos chamar a PM ou o Conselho Tutelar, mas em outros nós mesmos iremos efetuar prisões” aponta o subcomandante.
Ainda assim, ele deixa claro que o trabalho da Guarda é preventivo, fazendo palestras em escolas, cuidando do trânsito, fazendo patrulhas para que a população sinta-se mais segura e também para evitar que crimes sejam cometidos.
Matos afirma que a presença de oficiais municipais em praças já melhorou o fluxo de pessoas durante a noite. “No Parque Aquático, por exemplo, muitas pessoas não faziam caminhadas após o anoitecer, pois não se sentiam seguras. Hoje já se nota que o pessoal está vindo caminhar mesmo quando já está escuro”, afirma.
Até o momento, a Guarda funciona até a meia noite por enquanto, mas em breve, em questão de dias, de acordo com Lejambre, a GUARDATI trabalhará 24 horas.
Fonte:- http://www.
Texto: Guilherme Capello, da Redação
Fotos: Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário