Guarda Municipal de Jundiaí divulga números da Ronda Escolar




A Guarda Municipal de Jundiaí divulgou nesta sexta-feira (30) os números dos trabalhos realizados pela Ronda Escolar. Esses números foram fornecidos pelo setor de Planejamento e Estatísticas da GM,  implantado na corporação em 2013.

Os números mostram o crescimento no número de rondas que as equipes vem fazendo nas quase 115 escolas municipais e estaduais que a Ronda Escolar da GM cobre, sem contar as particulares e faculdades.

Segundo o setor de Planejamento e Estatísticas, em 2013 (ano em que se iniciou o controle estatístico na corporação), foram feitas 6009 rondas em escolas municipais, 3608 em escolas estaduais e outras 360 rondas em escolas particulares. Já em 2014, foram feitas 5413 rondas (somando-se todas as escolas). Em 2015, esses números foram ainda maiores. Foram 6616 rondas nas escolas municipais, 4203 nas estaduais e 160 em escolas particulares. Neste ano, até o mês de agosto, a ronda escolar da Guarda Municipal de Jundiaí efetuou 5410 rondas nas escolas municipais, 2902 em estaduais e outras 103 rondas em escolas particulares.

O trabalho vai muito além de rondas em portas de escolas. Neste ano ainda, os números mostram que foram registradas 832 ocorrências como pichação, tráfico de entorpecentes, desinteligência (brigas), lesão corporal, perturbação do trabalho o sossego, acidentes de trânsito e atropelamento próximo á escolas, além de averiguação de pessoas suspeitas em horários e saídas de alunos. Concomitantemente as rondas, as equipes ainda desenvolvem várias temáticas com palestras educacionais pelos guardas à alunos. O EDUCAVI ( Educação para Não Violência), é um exemplo dessas temáticas. O projeto desenvolve palestra para alunos, professores, pais, funcionários e até mesmo para a comunidade do entorno com o intuito de integrar todos nas questões relacionadas na prevenção primária da violência.

Segundo o setor administrativo da Guarda Municipal, está em tramitação junto à Prefeitura, o processo 15.748/2016 que regulamenta por meio de Decreto Municipal a Ronda Escolar Municipal. Para o Inspetor Cláudio Ferigato, responsável pela setor administrativo da corporação, este Decreto virá para favorecer a população jundiaiense. “Será um ganho para a população, com ele, será possível a busca por qualificação profissional para os guardas municipais da ronda escolar além intervenções nas questões relacionadas ao trânsito”, explica.

Ferigato comenta ainda que a Ronda Escolar da Guarda Municipal com o passar dos anos, teve diversas denominações”. A Ronda Escolar Municipal já teve outros “nomes”, porém sempre com o mesmo objetivo. Trata-se de um novo programa devidamente formatado, com o uso de indicadores e formulado por pessoas com conhecimento técnico dentro de suas respectivas área de atuação, nesse sentido, serão propiciados condições e metodologias que facilitarão a busca de melhores resultados principalmente no quesito sensação de segurança”, destaca.

A Guarda Municipal iniciou ainda estudos técnicos objetivando a formulação de uma proposta de Convênio de Cooperação Técnica, envolvendo além da própria GM, Secretarias Municipal e Estadual de Educação e Escola de Governo e Gestão baseado nesses indicadores.

Os atuais indicadores apontam portanto uma excelência na prevenção,  além de estar sendo extremamente eficiente nas escolas da cidade e uma eficácia em prol daqueles que utilizam o sistema educacional de Jundiaí.



por Luciano Guerino
foto Luciano Guerino



A publicidade dos atos da administração pública é um princípio estabelecido pela constituição federal, porém, a reprodução das informações e imagem transmitidas é de inteira responsabilidade dos veículos de comunicação.




Assessoria de Imprensa - Jornalistas responsáveis

Luciano Guerino - 9.9263-1488 (MTB 59140)
Darlei Antônio - 9.9569-6476 (MTB 72769)

Nenhum comentário:

Postar um comentário