Homem preso por caça ilegal na Serra do Japi





Guardas Municipais da Divisão Florestal localizaram na manhã desta terça-feira (01) ao lado da cachoeira de Morangaba no bairro Santa Clara, um veículo S10 com seis pássaros “Picharros” guardados em gaiolas e em caixinhas de leite.
A informação segundo o Centro de Controle Operacional da GM, partiu de uma denúncia anônima. Os guardas Delgemo, James e Jorge que compõem a Divisão Florestal identificaram no veículo um senhor de 61 anos. Dentro do veículo foram encontrados quatro gaiolas com os pássaros e mais dois pássaros guardados em uma caixinha longa vida. Averiguou-se que o referido utilizava-se de uma rede para apanhar pássaros canoros silvestres existentes na Serra do Japi, os quais eram comercializados pelo detido. 
O homem que é morador em Jundiaí confessou que estava próximo da cachoeira que pertence ao Território de Gestão da Serra do Japi, onde estava caçando passarinhos. Os guardas da Divisão Florestal já haviam sido informados dessa atividade criminosa e somente aguardavam outras noticias para fazer a detenção em flagrante delito da referida pessoa. 
Ele foi encaminhado pelos guardas até o 6º Distrito Policial para a elaboração do termo circunstanciado de ocorrência, natureza crime ambiental previsto no art. 29 da Lei 9.605/98, sendo liberado mediante termo de compromisso de comparecer em juízo. Os pássaros e as gaiolas ficaram apreendidas.
Foi determinado pelo delegado que dois pássaros silvestres apanhados nesta data, fossem soltos na natureza. Os outros quatro foram deixados com o infrator mediante termo de depósito, nos termos da legislação ambiental vigente.
A Guarda Municipal de Jundiai realiza através da sua Divisão Florestal, patrulhamento diuturno nos 92 quilometros quadrados da Serra do Japi, na fiscalização ambiental para a proteção da fauna e flora. Qualquer infração ambiental pode ser denunciada à GM através dos telefones 153 e 4492-9060.

Luciano Guerino


A publicidade dos atos da administração pública é um princípio estabelecido pela constituição federal, porém, a reprodução das informações e imagem transmitidas é de inteira responsabilidade dos veículos de comunicação.




Assessoria de Imprensa - Jornalistas responsáveis

Luciano Guerino - 9.9263-1488 (MTB 59140)
Darlei Antônio - 9.9569-6476 (MTB 72769)

Nenhum comentário:

Postar um comentário