Oposição entrega a Cunha novo pedido de impeachment contra Dilma

BRASÍLIA - Líderes da oposição entregaram nesta quarta-feira, 21, um novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff ao dirigente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao lado de movimentos sociais e de Maria Lúcia Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, aproveitaram para lançar o slogan “Natal Sem Dilma”, deixando claro o objetivo de tirar a presidente do cargo antes do fim do ano. 

Embora tenham discursado contra a corrupção, pouparam Cunha, suspeito de operar contas secretas na Suíça irrigadas com recursos desviados da Petrobras. 

O novo pedido acrescenta ao formulado anteriormente por Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal supostas “pedaladas fiscais” cometidas por Dilma neste ano. Com isso, tenta­-se anular o argumento governista de que a presidente não pode ser cassada por supostos crimes de responsabilidade cometidos em seu mandato anterior ­ ela assumiu o segundo mandato em janeiro. 

No ato da entrega, Cunha prometeu analisar o pedido “com a maior isenção”. Os primeiros a falar em “Natal sem Dilma” foram os deputado do Solidariedade Arthur Maia (BA, líder do partido na Câmara) e Paulinho da Força (SP, presidente da legenda). “Dilma não esta sendo cassada pelo caos econômico que criou no país, mas pelo crime de responsabilidade que cometeu. Já estão comprovadas ‘pedaladas fiscais’ neste ano”, disse Maia. “Vamos criar a corrente do Natal sem Dilma.” Paulinho da Força, por sua vez, afirmou que “o país não aguenta mais um governo mais corrupto do mundo” e que, “para fazer um governo de coalizão, precisa se livrar de Dilma”. Citando a crise econômica e a alta de desemprego, Paulinho disse que, se a situação continuar do jeito que está, haverá "saques em supermercados até o final do ano". Segundo ele, “a situação econômica do país é muito grave e não tem saída com a Dilma” no cargo. 

O líder da oposição no Congresso, Pauderney Avelino (DEM­-AM), afirmou por sua vez que “Cunha não tem como rejeitar esse novo pedido”, que traz como “novidade” as pedaladas cometidas por Dilma em 2015 e “quatro decretos sem número editados por Dilma com R$ 820 milhões em créditos abertos sem autorização do Congresso”. Seu colega de partido, Efraim Filho (DEM­-PB), falou em “Brasil em ruínas” que precisa ser “reerguido”. E que Dilma precisou mentir para ganhar a eleição. “Não há outro caminho, senão apresentar o impeachment”, disse. Já o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) afirmou que “o último refúgio do governo Dilma é o cinismo e a hipocrisia” e que “o Brasil é muito maior do que Dilma e o PT”. 

Maria Lúcia Bicudo, por sua vez, citou o ex­-presidente da Câmara Ulysses Guimarães (1916­-1992) para justificar a pressão dos movimentos pró­-impeachment pelo afastamento de uma presidente eleita pelo voto. “A praça pública é maior do que a urna”, afirmou, antes de receber uma salva de palmas dos presentes no Salão Verde da Câmara.

Fonte:http://www.valor.com.br/politica/4280074/oposicao-entrega-cunha-novo-pedido-de-impeachment-contra-dilma

postado amigos da direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário