Resultados operação Cerol GCM DE SOROCABA (primeira semana)

POPULAÇÃO CONTRIBUI COM DENUNCIA E GUARDA CIVIL REALIZA E  APREENDE LINHAS COM MATERIAL CORTANTE EM EVENTOS IRREGULARES NO BAIRRO DA APARECIDINHA e JARDIM SANTA PAULA







Na tarde de Domingo (21) a Guarda Civil realizou a preensão de 65 latas de linha com material cortante e 78 pipas com linha com o mesmo material através de denuncia da realização de eventos irregulares, inclusive com a divulgação nas redes sociais incentivando o uso indevido do material cortante, colocando em risco centenas de pessoas, em desacordo com a regulamentação vigente na cidade (Lei Municipal nº 8471/2008) no Bairro da Aparecidinha e Jardim Santa Paula.
Chegou ao conhecimento da Guarda Civil a realização de um evento no bairro de Aparecidinha onde o uso de linha de “Chilena” era incentivada pelos organizadores através de publicação via redes sociais em um campo de futebol. Equipes da GCM chegaram ao local e flagraram cerca de 500 pessoas entre crianças, jovens e adultos reunidos no campo localizado na Rua João de Melo, que com a aproximação das viaturas começou a dispersão, sendo deixados no chão os materiais irregulares, o que impossibilitou a identificação e autuação dos responsáveis. Foi somada ao todo a apreensão de cerca de 50 latas com linha embebida em material cortante, o chamado Cerol e linha tipo “Chilena” de grande potencial de corte e ainda 50 unidades de pipas com a referida linha. Representantes da comunidade declararam estar indignados com a falta de responsabilidade, ao grande risco de acidente e desrespeito a Legislação vigente na cidade.
Simultaneamente no Jardim Santa Paula, viaturas foram encaminhadas para atender denuncia de outro evento com o mesmo propósito de reunir pessoas para soltar pipas com uso de linha cortante, sendo calculado cerca de 300 pessoas, inclusive motociclistas, ciclistas e veículos, que se dispersaram do local abandonando o material cortante. Foram apreendidas mais 28 pipas e 15 rolos com linha.
Será aberto procedimento de apuração para identificação dos responsáveis junto à autoridade competente.
A Campanha “Cerol, Não empine essa ideia” é realizada desde 2008 pela Guarda Civil sempre no período que antecede as férias escolares, permanecendo as ações até o retorno às aulas, com a intensificação do patrulhamento, orientações e fiscalizações com o intuito de conscientizar a população do grande risco, tanto de quem utiliza, quanto aos transeuntes que podem ser feridos com o material, sendo o principal objetivo reduzir o número de acidentes e preservação à vida.
Foram registrados desde o início da Campanha no último dia 15 do corrente mês a apreensão de 78 latas e carreteis com linha cortante, de 85 pipas e a notificação de um representante legal de um adolescente.
A Guarda Civil salienta que a brincadeira pode ser alegre e divertida, desde que sejam observadas as seguintes orientações:
Nunca utilizar material cortante na linha (cerol e linha chilena)
* Soltar pipas sempre em locais abertos longe de fiação elétrica, vias de grande fluxo de veículos, proximidades de áreas de pouso e decolagem de aeronaves, evitando também locais altos como lajes e telhados propensos a quedas.
A GCM conta com a parceria da população como aliada na campanha que podem contribuir através de denuncias quanto ao uso, fabricação e comercialização do Cerol ou material cortante, que podem ser feitas pelo telefone 32129400 e 199 GCM/Defesa Civil.


enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário