GUARDA DE NOVA ODESSA É A PRIMEIRA SE COMUNICAR COM GPS





Nova Odessa sai novamente na frente no quesito segurança ao ser a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a contar com sistema de radiocomunicação por georreferenciamento. O projeto, que recebeu investimentos de R$ 198 mil, moderniza o sistema de rádios tanto das viaturas quanto dos patrulheiros permitindo, através de uma central, que sejam acompanhados em tempo real, melhorando a integração e agilizando o atendimento.

A iniciativa, apresentada pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, será implantada também em outras cidades da região. “Nova Odessa é a primeira a iniciar a implantação deste novo projeto”, explicou o diretor comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Paulo Fontes, que destacou que a expectativa é que o sistema esteja em pleno funcionamento nos próximos dias. “Assim como o videomonitoramento, saímos na frente com esta ferramenta que vai contribuir com os trabalhos da Guarda”, continuou.

Através do projeto será criada uma Central de Atendimentos e Despachos de Ocorrências com gravação de voz e georreferenciamento, dessa maneira, será possível acompanhar, em tempo real, as viaturas e também os guardas, garantindo mais segurança aos agentes e à população.

Foram adquiridos 14 rádios portáteis, além de oito estações de base móvel digitais, uma estação de base fixa com mais de mil canais para comunicação das Guardas Municipais da RMC, uma estação repetidora digital de alto tráfego de voz e dados – possibilitando comunicação de dados usando tablets, por exemplo – e ainda um software que permite a integração e comunicação com outras Guardas do País que tenham o sistema.

O diretor destacou que, além da gravação de voz, o sistema também faz gravação das mensagens em forma de texto. “É uma documentação a mais que teremos para acompanhar as ocorrências”, disse. “São equipamentos de última geração que tornará ainda mais eficiente o trabalho prestado pela Guarda em nossa cidade”, complementou. Em Nova Odessa, o sistema da Guarda será integrado ao Trânsito e Defesa Civil e, futuramente, à Central de Ambulâncias.
Mais segurança

Nova Odessa investe constantemente em segurança. No ano passado, a Administração implantou um sistema de videomonitoramento com 18 câmeras instaladas em dez pontos da cidade, incluindo as entradas e saídas do município. Trata-se de um sistema interligado a um banco de dados que inclui cidades que contam com a ferramenta. Assim, é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime.

Ao ser identificado um veículo que esteja relacionado à prática criminosa, são coletadas todas as provas – como imagens e relatórios – e o material é encaminhado à Polícia Civil, que dá seguimento às investigações

O sistema utilizado em Nova Odessa foi implantado no final de 2013 e conta com dois tipos de câmeras: as PTZ, que conseguem captar 360 graus com zoom de 300 a 400 metros, gravar e fazer visualização 24 horas ao dia. E também há as OCR, ou “câmeras inteligentes”, que fazem a leitura dos caracteres das placas dos veículos e são ligadas a um banco de dados dos veículos furtados e roubados na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário