Guarda Civil de São Caetano do sul instala sistema inédito de monitoramento em viaturas

Comandante Douglas observa imagem transmitida em tempo real
Eric Romero/PMSCS

Tecnologia a serviço da Segurança. Esta é a definição do novo sistema de monitoramento instalado em viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul. Inédito em corporações municipais da região, o serviço consiste na transmissão de imagens em tempo real para a sala de comando, possibilitando o acompanhamento detalhado e o apoio operacional às ocorrências.

O projeto-piloto tem duração de três meses e é desenvolvido em parceria com a Primetel Brasil, sem custos para a Prefeitura. Duas viaturas da ROMU (Rondas Municipais) já circulam pela cidade com três câmeras instaladas sobre o painel, captando imagens em ângulo de 180º. Um aparelho de alta definição, com autonomia de dois meses de gravações, transmite o conteúdo on-line para a sala de comando da GCM – aplicativo instalado no computador faz a exibição no monitor.

Em uma perseguição, por exemplo, o próprio comandante da GCM poderá passar instruções de abordagem, corrigir procedimentos e solicitar apoio, se necessário, diretamente aos guardas envolvidos na ocorrência.

“É um sistema de grande proveito. Servindo como auxílio à conduta operacional, preserva a integridade dos guardas e culmina em serviço mais qualificado à população”, ressalta o comandante da GCM de São Caetano, Douglas Bispo da Silva.

Diretor da Primetel Brasil, Marcos Mecenero esteve nesta terça-feira (7/4) na sede da GCM, no Bairro Cerâmica, onde informou detalhes do funcionamento do sistema. “O grande diferencial é a transmissão de imagens em tempo real. Mas, além disso, o comandante terá em seu monitor acesso a dados de telemetria, como a localização da viatura, que também contribuem para o apoio à ocorrência.”

A tecnologia é elogiada por quem já a utiliza. “Todas as forças de Segurança deveriam ter este monitoramento. No nosso caso, ampara o guarda em uma ocorrência e torna a nossa conduta perante a população ainda mais transparente”, afirmou Milton Nogueira, um dos guardas que conduzem as ROMUs que já contam com as câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário