Guardas de Jacareí iniciaram greve em dezembro do ano passado. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Após 82 dias de greve da Guarda Civil deJacareí, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais e a prefeitura entraram em um acordo nesta sexta-feira (7) para pôr fim à paralisação. Uma ação da administração municipal que questionava a legalidade da greve também foi finalizada após o acordo ter sido protocolado na Vara da Fazenda Pública. Os guardas devem retornar ao trabalho na segunda-feira (10).
A greve dos guardas começou em dezembro e teve a adesão de 40% dos 298 servidores da área. O período foi marcado por uma série de protestos, o último deles realizado nesta quinta-feira (6). Esposas e filhos dos guardas se reuniram na frente da prefeitura para reclamar da falta de pagamento dos salários dos grevistas. Os salários de fevereiro deverão ser pagos no dia 12 de março.
Segundo a proposta aprovada nesta sexta, os trabalhadores que estavam de braços cruzados terão os dias parados descontados em dez parcelas. A prefeitura também se comprometeu a alterar o adicional de risco dos guardas de 20% para 30% e criar uma comissão com o objetivo de elaborar uma lei própria para a guarda municipal em até 12 meses. Além disso, os guardas que fizeram greve não vão responder a nenhum processo administrativo.
http://g1.globo.com/sp/vale-
Nenhum comentário:
Postar um comentário