GCM detalha resgate de estudantes durante inundação na Avenida Visconde - Resgate Enchente




Carine Corrêa

O dia 17 de novembro foi marcado por caos e destruição em Rio Claro, em virtude da forte chuva que causou alagamentos em várias regiões do município. A data também registra o trabalho de heróis anônimos, que em vários pontos da cidade auxiliaram no salvamento de vidas.

O resultado do temporal foram pessoas ilhadas em toda extensão da Avenida Visconde. A forte correnteza somada ao grande volume de água impossibilitaram o tráfego, arrastaram carros e arrancaram asfalto da principal avenida de Rio Claro.

Um vídeo que repercutiu nas redes sociais e chocou os internautas registrou o drama de quatro estudantes, que ficaram ilhados na avenida, um dos locais mais críticos atingidos pela inundação. Quase em frente ao espaço livre, três universitários da USP de São Carlos e uma aluna da Unesp de Rio Claro ocupavam um veículo Sandero e foram socorridos pela Guarda Civil Municipal, através dos GCMs Godoy, Augusto e César.

Eles detalham à reportagem os momentos de agonia e desespero pelos quais os estudantes passaram: “Através de uma das câmeras de monitoramento, avistamos um veículo Santana próximo ao lugar que supostamente estava sendo ocupado por uma pessoa. No entanto, ao chegarmos à esquina com a Avenida 12, nos deparamos com os quatro estudantes ilhados, gritando por socorro, e um senhor de idade em um ponto de ônibus, precisando também de auxílio”, relatam os guardas.

Os GCMs comentam que, no instante em que viram os jovens, orientaram para que não pulassem do veículo. Mas a estudante A.P.B.C., de 24 anos, se jogou na enxurrada e foi arrastada por algums metros até um coqueiro situado no canteiro central. “Os outros estudantes subiram no teto do carro. Nesse momento em que ela pulou, realmente achamos que a tínhamos perdido e que aconteceria uma tragédia. O carro começou a ser arrastado também com os jovens em cima, e só parou ao colidir com um poste. Simultaneamente, ocorria o resgate de um senhor de idade que estava em cima do banco de um ponto de ônibus, agarrado a uma bíblia. O volume de água era tão grande que, mesmo acima do assento, a água estava beirando a região do tórax do idoso. Com a ajuda de populares e com cordas improvisadas, conseguimos resgatar todos”, finalizam os guardas. Durante o resgate, eles ainda comentam que, com a força da enxurrada, os estudantes ficaram rapidamente submersos na água. O vídeo que registra os momentos de pânico da estudante pode ser visto a partir de segunda (02) no site do JC.




matéria Jornal Cidade - domingo 01/12/2013 - GCM Rio Claro


enviado pelo nosso irmão Danilo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário