Relator pede abertura de processo no Conselho de Ética contra Devanir Ribeiro


Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião para leitura, discussão e votação do parecer preliminar elaborado pelo (foto) dep. Marcos Rogério (PDT/RO), relator do processo nº 09/13 (representação 18/13), em desfavor do dep. Devanir Ribeiro (PT/SP)
Marcos Rogério: relatório se restringe a aspectos de admissibilidade. Mérito será analisado em outro momento.
O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), relator noConselho de Ética e Decoro Parlamentar, recomendou a abertura de processo contra o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

O objetivo é investigar possível quebra de decoro parlamentar. A votação do relatório foi marcada para a próxima semana. Devanir Ribeiro não quis se pronunciar sobre o relatório.
Devanir Ribeiro é acusado pelo Democratas de ter se dirigido de forma imprópria e desrespeitosa ao deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

No fim de fevereiro, em uma sessão do Plenário, Ribeiro chamou Lorenzoni de "canalha" durante discussão sobre um protesto feito pelo DEM em frente à mostra fotográfica em comemoração aos 33 anos do PT. Devanir também tomou o microfone das mãos do parlamentar gaúcho, na hora em que Onyx falava sobre o motivo de seu partido ter protestado contra a exposição petista.
Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião para leitura, discussão e votação do parecer preliminar elaborado pelo dep. Marcos Rogério (PDT/RO), relator do processo nº 09/13 (representação 18/13), em desfavor do (foto) dep. Devanir Ribeiro (PT/SP)
Devanir preferiu não se manifestar sobre o relatório que pede a abertura de processo contra ele.
Marcos Rogério justificou seu voto: "O que nós fizemos hoje foi apresentar um relatório preliminar, e ele se restringe apenas a aspectos formais de admissibilidade. O mérito será analisado em outro momento e, aí sim, fazendo juízo da ponderação, analisando o conjunto probatório, ouvindo o representado e sugerindo a pena que seja proporcional, ou a sua absolvição, nos termos do convencimento deste relator".
Destempero total
A votação do relatório preliminar está marcada para 19 de junho, mas a discussão sobre o assunto já começou. O deputado Mandetta (DEM-MS) pediu a abertura do processo contra Devanir Ribeiro: "O que se viu foi um total destempero do deputado".
Já o deputado Sibá Machado (PT-AC) defendeu o arquivamento da representação: "Já tivemos episódios de pessoas que rasgaram a Constituição em Plenário, na tribuna; outro que atirou o Regimento em outro parlamentar. Se a gente for olhar o histórico desses momentos de nervosismo, isso está na história da Câmara e do Parlamento como um todo. Eu acredito que não é o caso deste Conselho de Ética se debruçar sobre este assunto."
Processo contra Eudes é arquivado
Na mesma reunião, o Conselho de Ética decidiu, por unanimidade, arquivar a outra representação em pauta. Ela foi apresentada pelo PSB contra o deputado Eudes Xavier (PT-CE). O PSB alegava que o parlamentar teria feito, no Plenário, acusações levianas contra o governador do seu estado, Cid Gomes (PSB).


Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário