Prefeitura de São Caetano e Polícia Militar conduzem programa inédito de combate à violência


Mark Ribeiro
Da Redação 
Visando melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou um programa inédito de combate à violência. A integração e a união de esforços colocada em prática no início do ano entre a Secretaria de Segurança da cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar resultou na criação das Reuniões de Análises Críticas (RACs), encontros semanais entre os comandantes das corporações e a direção da Pasta para identificar os problemas do setor e traçar ações precisas para atacá-los.

As RACs são realizadas todas as terças-feiras, na sede da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar (Avenida Goiás, 2.000, Bairro Santa Paula). Nela, representantes da Secretaria de Segurança da cidade apresentam relatório completo das ocorrências registradas no município. A detalhada base de dados do Infocrim permite a identificação do tipo do crime, além do dia, horário, bairro, e rua em que foi cometido, entre outras informações.

Em posse dos dados que possibilitam avaliar a regressão ou evolução da criminalidade por área (ruas ou bairros), integrantes da Secretaria de Segurança, da GCM e da Polícia Militar traçam, em conjunto, as estratégias de combate à violência durante a semana vigente, e renovam as ações a cada RAC, sempre baseados nos indicadores criminais.

Os resultados destas ações são apreciados mensalmente em outra reunião, feita entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, que também visa a adoção de medidas de combate à violência no município.

“Nosso primeiro ato foi destacar as 50 principais ruas. Reforçando o patrulhamento nestas regiões, conseguimos atacar 70% dos problemas da cidade”, atesta o secretário municipal de Segurança, José Quesada Farina. “Os dados nos dão o norte para planejarmos as ações da semana”, sintetiza. O comandante da GCM, Carlos Augusto Almeida, também é um dos representantes da administração nas RACs.

O planejamento é colocado em prática com a intensificação do policiamento ostensivo e a repressão imediata pela PM nos locais que registram delitos e a intensificação das rondas da GCM, com foco na manutenção da ordem e na preservação do patrimônio público.

“A total integração entre as forças de segurança estaduais e municipais, e a participação popular, são o caminho para reduzirmos a criminalidade do município e aumentarmos a sensação de segurança do munícipe. É importante que as ocorrências sejam registradas para que o diagnóstico seja o mais preciso possível”, afirma o capitão PM Robinson Castropil, comandante da Polícia Militar em São Caetano.

Trabalhos integrados entre a Secretaria de Segurança de São Caetano, a GCM e a Polícia Militar se tornaram corriqueiros no início do ano. De janeiro até aqui, diversas ações foram executadas em conjunto, como as operações João Ramalho e Boa Noite Cidadão. A união de esforços tem surtido efeito, com a redução dos índices de criminalidade na cidade.

A sintonia com a Polícia Militar e a Polícia Civil foi um dos tópicos inseridos no plano de governo do prefeito, Paulo Pinheiro. O documento versa que a administração municipal aperfeiçoará e proporcionará o fomento necessário para prevenção de práticas delituosas e a repressão a essas práticas em total parceria com as corporações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário