sábado, 18 de maio de 2013

Implantação do Consórcio Regional


17.05. Itapevi participa de implantação de Consórcio Regional 1.jpg

Cidades da Região Oeste da Grande São Paulo discutem implantação de Consórcio Regional

Grupo quer soluções para desafios em áreas como saúde pública, saneamento básico e sistema viário

Representantes de Itapevi e outros sete municípios se reuniram na Prefeitura de Osasco para entender o processo de adoção, esclarecer dúvidas e dar prosseguimento ao projeto do Consórcio Metropolitano da Região Oeste da Grande São Paulo. O Consórcio – um desejo antigo entre as prefeituras – engloba interesses comuns em melhorias nos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco e Pirapora do Bom Jesus.

Durante a reunião, que aconteceu nessa quarta-feira (15), os prefeitos puderam ouvir da coordenadora do Observatório de Consórcios Públicos e do Federalismo, Marcela Cherubine, o passo a passo para a adoção desta ação intermunicipal. De acordo com a coordenadora, cada município precisa acionar a Secretaria Jurídica para elaborar um Protocolo de Intenções, documento que deve apresentar um conteúdo mínimo de medidas relacionadas ao consórcio. Em seguida, o documento precisa ser ratificado pela Câmara Municipal, para que seja gerado o estatuto, que é um contrato que oficializa a adoção do consórcio.

Por meio do consórcio, os municípios poderão ter facilidades licitatórias, bem como inserção a nível regional das Políticas Nacionais de Saneamento Básico, Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana. Cherubine explicou ainda que o Consórcio é personalizado de acordo com as necessidades e acertos feitos entre os representantes municipais.

Após a apresentação das possibilidades que abrangem o Consórcio, os prefeitos e representantes dos municípios envolvidos esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. Dentre os assuntos mais pautados entre eles estão questões envolvendo a saúde, os resíduos sólidos, a mobilidade urbana e o sistema viário – muito ressaltado pelos prefeitos Gil Arantes (Barueri), Sergio Ribeiro (Carapicuíba), Jorge Lapas (Osasco) e o vice-prefeito de Santana de Parnaíba, Oswaldo Borelli.

Acompanhado pelo secretário de Planejamento, José Americo Pereira, o prefeito Jaci Tadeu ressaltou o papel fundamental da integração entre os municípios por meio do consórcio. “A união entre as cidades é essencial, pois os problemas são os mesmos. Questões que envolvem saúde, resíduos sólidos e mobilidade urbana, entre outras, atingem todos os municípios. Com a adoção desse consórcio, a região estará mais forte e conseguirá recursos mais palpáveis que serão aplicados nas necessidades prioritárias e comuns entre as cidades. Mas para que essa união dê resultado é necessário contar com uma equipe estritamente profissional e comprometida para realizar os trabalhos”, observou o prefeito.

Na oportunidade, Jaci também comentou sobre a renovação de contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para abastecimento eficiente na cidade. Outro assunto abordado pelo prefeito foi sobre a negociação com a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) para a aquisição de uma área à implantação de um grande parque ecológico e de habitações para realocação de famílias da cidade.

Coordenadoria de Comunicação SocialPrefeitura de Itapevi
4143-7600
www.itapevi.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário