GUARDA MUNICIPAL DE CAXIAS (MA) PRENDE MÉDICO POR OMISSÃO DE SOCORRO E DESACATO



Na manhã deste sábado (26/01), mais um caso estarrecedor deixou a população da cidade de Caxias, município do estado do Maranhão, revoltada. A dona de casa Maria Francisca recorreu ao Hospital Infantil Dr. João Viana, em busca de atendimento médico para seu filho de apenas nove anos de idade, que se queixava de fortes dores na barriga, no entanto devido a falta de médico na unidade de saúde a criança não foi atendida. A criança foi encaminhada para Hospital Municipal de Caxias Gentil Filho, mas segundo  a mãe,  o médico plantonista,  clinico geral Francisco Paulo de Teresina-PI, não quis atender o paciente. “Duas horas da manhã meu filho estava chorando com dor na barriga, peguei o carro vim até o hospital infantil, não tinha médico foi encaminhado para o hospital geral o médico disse que não iria atendê-lo por que já bastavam os favores que ele teria feito até a meia-noite, daí eu comecei a chorar, e voltei a pedir ele, Dr. me atenda é uma criança ele tá sofrendo dores! Ele me disse o seguinte “Senhora eu não vou atender nem a você nem a mais ninguém”, desabafou a mãe do garoto.
Desesperada a senhora  rapidamente acionou a Guarda Municipal de Caxias que efetuou a prisão do médico. O mesmo foi conduzido ao primeiro Distrito Policial de Caxias. Após prestar depoimento ao delegado, o médico acabou sendo liberado.
Ao falar com nossa equipe de reportagem o médico alega que não prestou socorro a criança porque já havia trabalho além do expediente, o mesmo disse ainda que o problema é de responsabilidade do secretário de saúde do municipio, que não contrata médicos suficientes para atender a população. 
Acompanhe na íntegra o vídeo da reportagem completa produzida pelo apresentador e repórter Ricardo Rodrigues.
Veja o vídeo em:
 
Veja essa e muitas outras notícias na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link:http://www.febaguam.blogspot.com.br
 

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) INICIA ATIVIDADES NAS PRAÇAS DA CIDADE



A segurança púbica é uma das prioridades da gestão da prefeita Cláudia Regina. Uma das estratégias já adotada e posta em prática é a presença preventiva da Guarda Municipal, através de atividade operacional, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), nas Praças de Mossoró. De acordo com o comandante da Guarda Civil, Edward Smith, a fiscalização será feita com frequência com o objetivo de inibir delitos e ocorrências de vandalismo nas áreas de lazer da cidade.
“Esta será uma ação de ordenamento participativo. Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com outras secretarias municipais, instituições públicas e outras organizações de segurança pública. A ação tem como proposta diminuir o índice de ocorrências, como por exemplo, embriaguez, violência física, pessoas portando armas brancas como facas e canivetes, consumo de drogas, a depredação do patrimônio público municipal, dentre outros casos”, explica.
Ainda segundo o comandante, está sendo vista a possibilidade de montar uma parceria com o Juizado da infância e da Juventude para reduzir a quantidade de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis nestes locais, principalmente, em horários inadequados quando estes ficam mais vulneráveis a situação de violência.
A Ronda Ostensiva conta ainda com o apoio da Polícia Militar, que tem colaborado com o trabalho da Guarda e da sua outra atividade operacional o Grupo de Ações Táticas (GAT). “A PM tem no seu efetivo guardas civis especializados para atuar no controle de distúrbio civil em caso de reintegração de posse, desapropriações, desocupações, intervenções em situações de risco como manifestações e desordens públicas”, ressalta.
“A prefeita Claudia Regina tem investido bastante na nossa Guarda. Todo o nosso efetivo está agradecido e motivado nessa nova missão que recebemos da prefeita, que é de juntamente com os outros órgãos de segurança pública, construirmos um ambiente seguro e disciplinado a partir dos equipamentos municipais que são construídos pela Prefeitura com a finalidade de gerar cidadania para os moradores dos bairros.” Finaliza o GCM Nascimento, chefe do Departamento de Comando Operacional da Guarda Civil.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Mossoró/RN  
Veja essa e muitas outras notícias na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link:http://www.febaguam.blogspot.com.br
 

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) PASSARÁ POR REFORMA ADMINISTRATIVA



Aconteceu no último dia 19/01, sábado, das 09 h. as 12:00 h. no auditório da Igreja Católica São Francisco de Assis, no bairro Bela Vista, Teixeira de Freitas, Ba. Reunião Geral da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, que tem a frente o tenente coronel Bartolomeu Correia Calheiros. A Secretaria possui um corpo administrativo integrada pelos seguintes órgãos: Departamento de Defesa Civil, Departamento da Guarda Municipal, Departamento de Defesa Social e recentemente o Departamento de Trânsito.
Em seu discurso, o Secretario fez esclarecimentos sobre a Reforma Administrativa que brevemente acontecerá na Guarda Municipal. Firmou seu apoio ao Comando que encontrou na Guarda, dando aval para os mesmo continuarem à frente do grupo, para isso o comandante GCM Vieira foi nomeado Diretor do departamento da Guarda Municipal e o subcomandante GCM Alves foi nomeado chefe de divisão da Guarda municipal. Contudo ambos os cargos tem o mesmo valor “são dois chefes”.

Sobre o Estatuto, o secretario informou que está quase pronto, faltam apenas duas observações, para então ser encaminhado ao prefeito.
Quanto à AVGMTF(Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas), o Secretario tem o objetivo de trabalhar juntos, desde que sejam atendidos os interesses da classe.
Ainda esse mês as horas extras serão substituídas por gratificações. Observando a importância das mesmas serem incorporadas ao salário após dois anos de recebimento.
Postura Disciplinar foi um tema discursado em forma de reflexão pelo do Coronel, que destacou a importância do respeito à Lei. O Respeito ao cidadão consolida a democracia plena. Temos o dever de respeitar o outro, e entender que “o meu direito vai, até onde começa o direito do outro”, disse o Secretario.
Haverá dois quadros de Guardas Municipais. O GUARDA PATRIMONIAL, E O GUARDA DE SEGURANÇA.
Após a Reforma Administrativa ser aprovada pela câmara de vereadores, todos os vigias do Município passarão a serem guardas municipais oficialmente.

Haverá dois quadros de guardas: o Guarda Patrimonialque cuidará somente do patrimônio da prefeitura e o Guarda de Segurança, que poderá fazer policiamento ostensivo igual a policia, usando arma e tudo mais de direito. Para ser deste segundo grupo, o guarda municipal deverá ser aprovado em concurso público, atendendo as exigências da grade curricular da SENASP. Para os guardas municipais haverá quotas, e será exigida escolaridade mínima de 2° grau completo. Quanto à idade a Secretaria estará discutindo com o corpo da guarda.

Fonte: Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA
 
Veja essa e muitas outras notícias na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link:http://www.febaguam.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário