Aliado de chapa do candidato do PRB, PTB bateu o martelo para apoiar Serra
SÃO PAULO. Terceiro colocado na eleição para a prefeitura de São Paulo com 1,3 milhão de votos, o candidato do PRB, Celso Russomanno, vai ficar neutro no segundo turno da disputa entre José Serra e Fernando Haddad. Já o PTB, que tinha o vice da chapa (Luiz D´Urso), apoiará o tucano.
O PRB vai anunciar às 15h30 desta quarta-feira a sua posição. A legenda, que ocupa o Ministério da Pesca no governo da presidente Dilma Rousseff, tem sido pressionado para se aliar ao petista, mas tenta se manter neutro para ter forças para se consolidar com uma terceira via na política de São Paulo, com vistas à eleição para o governo do estado em 2014.
— O Russomanno vai ficar neutro. Conversamos na segunda e ontem (terça-feira). Ele teve uma votação expressiva e resolveu adotar essa posição — disse o deputado estadual Campos Machado, presidente estadual do PTB e coordenador do conselho político da campanha de Russomanno.
O candidato do PRB foi duramente criticado por Haddad na reta final da eleição e, segundo interlocutores, estaria “magoado” com isso, o que contribuiu para a posição de neutralidade.
De acordo com Campos, a decisão do PTB de apoiar Serra foi motivada pela relação que ele mantém com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
— O Alckmin é meu amigo-irmão. Não tenho como seguir um caminho oposto ao do dele. Nunca tivemos ligação com o PT em São Paulo.
O acordo será formalizado na quinta-feira. A aliança foi fechada em uma reunião na segunda-feira na casa de Campos, da qual participaram Alckmin e Serra. O PTB prometeu colocar toda a estrutura do partido a serviço da campanha do tucano.
— Vamos colocar os nossos diretórios zonais e distratais à disposição. Essa eleição será um tira-teima para mostrar quem tem mais base, nós ou o PT — afirmou Campos.
O acordo também prevê a participação de Alckmin na campanha do candidato do PTB à prefeitura de Santo André, Aidan Ravin, que disputa o segundo turno na cidade contra o petista Carlos Grana.
— O acordo não envolveu cargos. Vamos apoiar o Serra e depois, se ele for eleito, teremos uma participação normal no governo.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/russomanno-ficara-neutro-no-segundo-turno-6360415#ixzz28v9qmqcf
Nenhum comentário:
Postar um comentário