sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Guardas municipais de Barueri têm aulas de jiu-jitsu





Os guardas municipais de Barueri treinam a arte marcial jiu-jitsu como instrumento de defesa pessoal. As aulas acontecem duas vezes por semana e são realizadas nas instalações da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança.

O treinamento ensina aos agentes de segurança da cidade muito mais do que golpes físicos de contenção. A prática do jiu-jitsu favorece o aspecto emocional, proporciona confiança, autodisciplina e determinação para alcançar objetivos, além de contribuir para a melhora das habilidades físicas, propiciando força, flexibilidade, coordenação, velocidade, agilidade e resistência nas situações de emergência.

A modalidade também ajuda a elevar a qualidade de vida dos praticantes. O guarda municipal e aluno da arte marcial, Toni Alves Leite, disse que a atividade física está lhe proporcionando vantagens tanto na área profissional quanto na área pessoal.

“Pessoal porque o jiu-jitsu trabalha a flexibilidade, resistência, reflexo, coordenação motora, além da autoestima e da confiança. Profissional porque além de servir como válvula de escape para o estresse do dia a dia, em caso de alguma intervenção seja de um agressor ou infrator, agiremos com técnica, rapidez e segurança”, concluiu Toni.

Arte marcial dos monges
Dentre as artes marciais, o jiu-jitsu é uma das mais sutis.  Desenvolvida por monges budistas na Índia, a arte marcial foi levada à China e em seguida ao Japão. O jiu-jitsu foi introduzido no Brasil pelomestre Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma. De acordo com o professor e mestre Charles Correa Faria (Duende), o jiu-jitsu tem como princípio básico utilizar o mínimo de força física.

“O jiu-jitsu considera o estudo da anatomia humana e seus pontos frágeis e, além disso, leva em consideração o princípio da física e da flexibilidade harmonizados com a mente, resultando numa das artes mais requintadas”, explicou o mestre que treina os guardas.

O mestre Duende é faixa preta (3º Dan) em jiu-jitsu e tem no seu currículo a terceira colocação na Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, dois títulos do Campeonato Panamericano (categoria pesado e absoluto), dois títulos do Campeonato de Mixed Martial Arts (MMA), três títulos do Campeonato Paulista deSubmission e dez títulos no Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu.


Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário